Faro: Ciclo de conferências aborda “representação do monstruoso na literatura e outras artes”

O ciclo de conferências “A representação do monstruoso na literatura e outras artes” decorre de 20 de Outubro a 2 […]

O ciclo de conferências “A representação do monstruoso na literatura e outras artes” decorre de 20 de Outubro a 2 de Fevereiro, sempre às 18h00, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro. 

Este ciclo, coordenado pelo professor João Carlos Carvalho, tem por objetivo «a divulgação da temática teratológica, quer no plano literário quer no de outras artes, suscitando a reflexão analítico-interpretativa em torno de diferentes formas de configuração da monstruosidade em diversos momentos históricos», explica a Câmara de Faro.

No dia 20 de Outubro haverá, por exemplo, a palestra “Estranhas e admiráveis singularidades da natureza – exemplos de configurações monstruosas (séculos XVI-XVIII)”, por João Carlos Carvalho. No dia 27, será a vez de Jorge Carrega proferir a conferência “Algumas representações do Monstro no cinema de Hollywood do século XX”.

Em Novembro, no dia 3, será a vez de Adriana Freire Nogueira dissertar sobre “Monstros marinhos da mitologia e na arte”, e no dia 10, Ana Alexandra Carvalho falará sobre “A sedução do vampiro”.

Já no dia 17 será vez para “Demasiado humano – a familiaridade e o monstro”, por Ana Soares e, no dia 24, João Marques falará sobre “Eu e o monstro – olhares modernistas sobre um velho tema”.

As conferências têm entrada livre. O restante programa, de Janeiro e Fevereiro, será ainda anunciado. A iniciativa é  promovida pela Biblioteca Municipal de Faro, em parceria com o Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

Comentários

pub