Escolas de Albufeira receberam 3º Encontro do Projeto Erasmus+ “From the forest to the Sea”

O Agrupamento de Escolas de Albufeira recebeu, na semana passada, um grupo de onze educadores e professores oriundos da Bélgica, […]

O Agrupamento de Escolas de Albufeira recebeu, na semana passada, um grupo de onze educadores e professores oriundos da Bélgica, da Estónia e da Roménia, que estão de visita a Albufeira, no âmbito do 3º encontro da parceria no projeto Erasmus+ “From the Forest to the Sea”.

O encontro, que decorreu até ao dia 21 de Outubro, teve o objetivo de, «entre os professores portugueses e os parceiros europeus participantes, partilhar experiências e metodologias de trabalho desenvolvidas em cada um dos países», explica o Agrupamento de Escolas anfitrião.

Ao longo dos dias, os participantes tiveram a oportunidade de visitar as diferentes escolas que constituem o agrupamento, testemunhar in loco a linha de ação particular de cada estabelecimento escolar, bem como a organização global do Agrupamento de Escolas de Albufeira, que abrange desde o pré-escolar até ao secundário, incluindo cursos profissionais, tendo os visitantes observado algumas aulas práticas dos diferentes ciclos de ensino.

Este evento contou ainda com uma atividade de saída de maré e observação de espécimes marinhos, dirigida pela bióloga marinha Ana Simões, do Clube de Pesca e Náutica Desportiva de Albufeira, e uma atividade de campo, por terras de Alte. Isso permitiu, a todos os participantes, observar as diferenças entre o litoral, o barrocal e a serra algarvia e participar em atividades exploratórias que é hábito serem vivenciadas pelas diversas turmas do agrupamento.

Este projeto decorre ao longo de dois anos letivos, nas escolas de ensino pré-escolar e 1.º ciclo, estimulando a criança a ter um papel ativo na sua aprendizagem, sendo esta o seu sujeito principal.

A aquisição de conhecimentos e competências essenciais ao desenvolvimento da criança é promovida através da resolução de problemas (Inquery-based teaching) e da participação em atividades de contacto com a natureza (metodologia outdoor education).

Como fio condutor, são utilizadas histórias tradicionais que permitem às crianças adquirir conhecimentos e particularidades da cultura dos países envolvidos, levando-as a sentirem-se cidadãos europeus

As atividades realizadas ao longo do projeto podem ser seguidas no blogue:
http://fromtheresttothesea.blogspot.pt/

Comentários

pub