Efigénio Rebelo, Paulo Águas e Saúl de Jesus entre a dúzia de candidatos a Reitor da UAlg

O Conselho Geral da Universidade do Algarve está a apreciar doze candidaturas ao cargo de reitor desta instituição, cujas eleições […]

O Conselho Geral da Universidade do Algarve está a apreciar doze candidaturas ao cargo de reitor desta instituição, cujas eleições estão marcadas para 15 e 16 de Novembro. Entre os muitos candidatos, há pelo menos três internos: Efigénio Rebelo e Saúl de Jesus, que já tentaram antes a eleição para a Reitoria, e Paulo Águas, atual vice-reitor da UAlg, apurou o Sul Informação.

O período de apresentação de candidaturas para reitor da universidade terminou esta segunda-feira, dia 2 de Outubro. Desde ontem e até dia 13, serão avaliadas as propostas, para que possam ser (ou não) validadas.

Esta avaliação está a ser feita pelo Conselho Geral da UAlg, órgão que junta representantes dos professores, dos alunos e dos funcionários da instituição, bem como personalidades externas, e que é responsável pela eleição do reitor.

Contactado pelo Sul Informação, Vítor Neto, presidente do Conselho Geral, revelou que foram recebidas 12 candidaturas, mas não quis revelar qualquer nome, «tendo em conta que ainda será feita a avaliação». Só no final deste processo é que será revelada a identidade dos candidatos.

Ainda assim, o nosso jornal confirmou junto de diversas fontes que Efigénio Rebelo, Paulo Águas e Saúl de Jesus estão entre os muitos que se propuseram ao cargo.

Mesmo que, dentro de pouco mais de uma semana, algumas destas candidaturas acabem por ficar pelo caminho, por não cumprirem o que está estipulado nos regulamentos desta eleição, tudo indica que haverá muitas mais personalidades a lutar pelo cargo do que há quatro anos.

Em 2013, a cadeira de reitor foi disputada por António Branco, que acabou por vencer, por Adelino Canário e por Efigénio Rebelo. Dos três, apenas este último se volta a candidatar, quatro anos depois.

Efigénio Rebelo, da Faculdade de Economia da UAlg, avança depois de ter conseguido um bom resultado nas eleições dos representantes dos docentes no Conselho Geral. O professor catedrático, que já foi o diretor da sua unidade orgânica, onde continua a ser um elemento muito ativo, encabeçou a lista do subsistema universitário que mais elementos elegeu.

Também membro atual do Conselho Geral é Saúl de Jesus, que já por diversas vezes se perfilou para ser reitor. É professor na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, a mesma unidade orgânica de António Branco, atual reitor da universidade.

Paulo Águas estreia-se numa eleição para o cargo máximo da UAlg, mas até já faz parte da Reitoria, uma vez que é vice-reitor, responsável pela área do Ensino e Planeamento Estratégico. O economista, doutorado em gestão (especialidade marketing), tem a particularidade de ser um candidato do subsistema politécnico, tendo em conta que é docente da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT).

Ultrapassados os trâmites de escolha dos candidatos a reitor (além da atual fase de avaliação e validação, há um período para interposição de recursos e sua ponderação), seguir-se-á, entre 30 de Outubro e 11 de Novembro, uma fase de publicitação das diferentes propostas – a “campanha” eleitoral -, após a qual se realizarão as audições públicas, perante os 35 membros do Conselho Geral, marcadas para os dias  13 e 14 de Novembro. Seguem-se as eleições propriamente ditas, a 15 e, se necessário, a 16.

 

Comentários

pub