Documentário «Medronho todos os dias» tem estreia mundial no DocLisboa

O documentário «Medronho todos os dias (Unedo Omnes Dies)» vai ter estreia mundial na terça-feira, dia 24 de Outubro, às […]

O documentário «Medronho todos os dias (Unedo Omnes Dies)» vai ter estreia mundial na terça-feira, dia 24 de Outubro, às 16h15, no Cinema São Jorge, em Lisboa, no âmbito do Festival DocLisboa 2017.

Trata-se de um filme de 53 minutos que acompanha o processo de produção da aguardente de medronho e a sua presença pela região de Monchique, através da voz (e do corpo) dos destiladores que prolongam esta arte artesanal. Tem como participantes Joaquim Valério, Joaquim Arracha, Joaquim Teixeira, José Viana, Leonilde Viana, José da Silva, José Rosendo e o Grupo Coral da Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros”.

Os realizadores Sílvia Coelho e Paulo Raposo captaram imagens durante um ano, em Monchique e Marmelete, desde a colheita do fruto, de Setembro a Novembro, até à destila, de Janeiro a Março, «culminando na celebração coletiva, presente no final do filme, através da matança do porco e da espontaneidade do Grupo Coral da Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros”».

“Unedo Omnes Dies” (Medronho Todos os Dias) é precisamente o lema da Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros”, que promove e divulga a cultura deste fruto, «não apenas na sua relação com a produção da aguardente, mas sobretudo na ressonância da riqueza cultural que lhe é associada».

«Este documentário centra-se na experiência individual e mundividência de cada destilador, e é através dela que procuramos encontrar uma ligação profunda a uma herança coletiva e comunitária partilhada, sem pretensões de ilustrar a especificidade inerentes à fabricação», explica a sinopse.

O documentário «Medronho todos os Dias» concorre na secção competitiva “Verdes Anos” e é também candidato ao prémio INATEL.

O Doclisboa está a decorrer até dia 29 de Outubro, sendo um festival dedicado «ao cinema documental e aos novos e possíveis caminhos que se abrem para o género. Interessam particularmente novos modos de relação entre o cinematográfico e o real, procurando propostas que assumam uma implicação no mundo, encarando o cinema enquanto prática política e artística».

 

Veja aqui o trailer do filme:

Comentários

pub