Desinfestação de lagarta do pinheiro interdita parte do Parque Municipal de Loulé

A zona norte do Parque Municipal de Loulé vai estar interdita, na manhã da próxima segunda-feira, dia 30 de Outubro, […]

A zona norte do Parque Municipal de Loulé vai estar interdita, na manhã da próxima segunda-feira, dia 30 de Outubro, para que possa ser realizada uma desinfestação com o objetivo de prevenir e combater a lagarta do pinheiro.

A Câmara de Loulé, que vai levar a cabo a desinfestação, explica que «a lagarta do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff) assume o nome de “processionária” pela sua característica de descida das árvores em procissão, provocando danos nas mesmas e implicações graves na saúde pública. Os seus pelos provocam alergias no ser humano e em animais domésticos».

Segundo a autarquia, «nos últimos anos têm-se observado ataques de elevada intensidade desta praga, facto que se atribui principalmente às alterações climáticas verificadas».

Em ambiente urbano, «este inseto impõe uma vigilância constante e combate urgente e atempado, sobretudo em caso de ataques severos e sucessivos, dadas as consequências que podem trazer em termos de saúde pública. Em todo o caso, a solução não residirá, nunca, no abate das árvores infestadas, tanto mais que se dispõe de uma série de medidas alternativas de controlo deste inseto», acrescenta a autarquia que «apela à compreensão de todos para eventuais incómodos causados».

Comentários

pub