Conselho Geral decide hoje sobre dois recursos de candidatos rejeitados na eleição para reitor

As suas candidaturas não foram aceites, numa primeira fase, mas Paulo Águas e Pedro Afonso Caetano não desistiram ainda de […]

As suas candidaturas não foram aceites, numa primeira fase, mas Paulo Águas e Pedro Afonso Caetano não desistiram ainda de ir a votos na eleição do novo reitor da Universidade do Algarve. O Conselho Geral desta instituição, responsável pela eleição do responsável máximo pela academia, vai reunir-se hoje e terá, na ordem do dia, a apreciação e votação de, pelo menos, dois recursos.

Pedro Afonso Caetano, que dirige um centro da farmacêutica Ipsen em Oxford, Inglaterra, viu a Comissão Eleitoral não aceitar a sua candidatura por considerar que o investigador não fez «prova inequívoca do seu vínculo como professor ou investigador de uma instituição nacional ou estrangeira, de ensino universitário ou investigação, em exercício efetivo de funções».

Uma versão contestada pelo candidato, no recurso a que o Sul Informação teve acesso, onde não só garante ser atualmente «diretor global no centro de Investigação e Desenvolvimento de toxinas botulínicas para fins medicinais da Ipsen, em Oxford, Reino Unido», como frisa ser detentor de «oito graus académicos conferidos pelas melhores universidades do mundo, incluindo a Universidade de Harvard, nos EUA, e com um percurso académico e profissional de investigador pelas melhores universidades e instituições de investigação do mundo, da Alemanha a Singapura».

O investigador português (que tem também nacionalidade norte-americana) defendeu, ainda, ter apresentado «provas inequívocas» de como é investigador em funções, nomeadamente o «recibo de vencimento mais recente do mês de Setembro de 2017 com o nome do meu empregador Ipsen» e o «contrato de trabalho descrevendo que trabalho em investigação e desenvolvimento na Ipsen». Também terá anexado a «descrição pública deste centro de  investigação (R&D)».

«Além desta minha função a tempo inteiro, remunerada como investigador numa conceituada instituição de investigação estrangeira, embora já não resida em Portugal, conforme o meu currículo, continuo a vir ao país com frequência e a colaborar voluntariamente com a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, onde fui professor e sou ainda listado no seu centro de investigação CEDOC (Centro de Estudos de Doenças Crónicas) como investigador», acrescentou.

O currículo de Pedro Afonso Caetano conta com uma licenciatura em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Lisboa e inclui um mestrado na Universidade de Harvard e um doutoramento na Ohio State, ambas nos Estados Unidos da América (onde também estudou e obteve diferentes certificados nas universidades de Michigan e Cincinnati), e um certificado em farmacoepidemiologia na London School of Hygiene and Tropical Medicine, da Universidade de Londres.

Já Paulo Águas, atual vice-reitor da UAlg, não viu a sua candidatura admitida pela Comissão Eleitoral por ser professor do subsistema Politécnico da Universidade do Algarve. No entendimento da comissão, apenas docentes da carreira universitária podem aspirar a ocupar o cargo de reitor, visão que foi baseada num parecer jurídico pedido à Secretaria-Geral da Educação e Ciência.

Segundo apurou o Sul Informação, o professor da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) apresentou recurso, por entender que o facto da Universidade do Algarve ter dois subsistemas, que, como a própria instituição frisa no seu site, coexistem, tornando a UAlg «uma instituição diferente das outras Universidades», leva a que se possa candidatar ao cargo.

No regulamento eleitoral, pode, de resto, ler-se que são elegíveis para o cargo de reitor «os professores e investigadores da Universidade do Algarve», bem como «os professores e investigadores de outras instituições, nacionais ou estrangeiras, de ensino universitário ou investigação».

Paulo Águas é Professor Coordenador na ESGHT e detém uma licenciatura em Economia (Universidade Nova de Lisboa), um mestrado em Gestão (Universidade Técnica de Lisboa) e um doutoramento em Gestão – especialidade Marketing (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa). Ao longo da sua carreira, lançou mais de quatro dezenas de publicações e participou em mais de uma dezena de projetos de prestação de serviços, com particular incidência na área do Marketing Turístico. Tem sido, até agora, vice-reitor, na equipa do atual reitor António Branco, responsável pela área do Ensino e Planeamento Estratégico.

Neste momento, há duas candidaturas a reitor da Universidade do Algarve validadas: a de Efigénio Rebelo, professor catedrático da Faculdade de Economia, que já foi o diretor da sua unidade orgânica, onde continua a ser um elemento muito ativo, e a de Saúl de Jesus, professor na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, a mesma unidade orgânica de António Branco, atual reitor da universidade.

Comentários

pub