Conferência em Faro explica melhoria dos resultados dos alunos portugueses

“Porque melhoraram os resultados dos alunos portugueses?” é o tema de uma conferência que se realiza esta quarta-feira, dia 25 […]

“Porque melhoraram os resultados dos alunos portugueses?” é o tema de uma conferência que se realiza esta quarta-feira, dia 25 de Outubro, às 14h30, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas.

O evento é promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, no âmbito do Mês da Educação e da Ciência.

Segundo explica a fundação, «o estudo apresentado amanhã é a base da recém-lançada obra digital “A Educação em Exame”.

«Quem são os alunos que fazem o teste PISA? Porque melhoraram os seus resultados? Como se compara Portugal com outros países?» são algumas das perguntas que vão ser respondidas neste evento.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) acrescenta que «nos últimos anos, o país recebeu boas noticias no setor da educação: os resultados dos alunos portugueses em testes internacionais melhoraram, designadamente nos testes PISA» e que, na conferência de amanhã, «os autores do projeto aQeduto (Avaliação, Qualidade e Equidade em Educação) apresentarão uma análise da evolução do perfil dos alunos e do seu desempenho e serão debatidas as razões do sucesso, com a colaboração de Manuel Célio Conceição», professor da Universidade do Algarve.

Este tema «serve de base a uma obra digital inédita, “A Educação em exame”, que acaba de ser lançada pela FFMS em parceria com o Conselho Nacional de Educação e o Expresso. Esta obra, que oferece um panorama sobre o sistema educativo português, reúne num único site, a maior análise à evolução dos resultados dos alunos portugueses nestes testes internacionais, explicando os factores que contribuíram para este sucesso ou dando a possibilidade de comparar a posição de Portugal com outros países», conclui a fundação.

Programa:
14h30 – Abertura
14h45 – Apresentação “A evolução dos resultados PISA em Portugal (2000-2015)”
Oradora: Isabel Flores
15h30 – Debate – “Porque melhoraram os resultados dos alunos portugueses?”
Oradores: Isabel Flores e Manuel Miguéns
Moderadores: Manuel Célio Conceição

Comentários

pub