Chuva quase não chegou ao Algarve mas ajudou a apagar os fogos no Centro e Norte

Períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado até ao final da manhã, no interior sul e no Sotavento algarvio. […]

Períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado até ao final da manhã, no interior sul e no Sotavento algarvio. Para o final do dia, há a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros. Este é o resumo da previsão meteorológica para esta terça-feira feita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O site Meteofontes, por seu lado, recorda que «o final da noite de ontem e madrugada de hoje foram de chuva, por vezes forte, em boa parte do Continente e acompanhada também de trovoada».

Mas «o Algarve passou, infelizmente, “imune” a esta chuva, que teima em não cair por cá (à exceção de algumas pingas desta manhã no Barlavento e da chuva em Vila Real de Santo António)».

De qualquer modo, salienta o Meteofontes, «a chuva que caiu no Norte e Centro já ajudou e muito a questão dos incêndios, dado que hoje parece que não temos fogos ativos neste momento».

Para o resto do dia de hoje, as previsões apontam para uma manhã e tarde de céu parcialmente nublado, e com chegada de mais chuva ao final da tarde nas regiões do Norte e Centro principalmente, podendo ser por vezes forte e acompanhada de trovoada.

No entanto, «aqui no Sul, se chover, será mesmo já ao final da noite».

Quanto ao vento, de acordo com o IPMA, será fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas até ao início da manhã e a partir do final da tarde.

Haverá ainda uma descida de temperatura, exceto da máxima no Algarve. Assim, as máximas deverão rondar os 24ºC no Algarve e Alentejo e os 20ºC no litoral Norte.

No mar, há ondulação de SW até aos 2m na costa Sul e de NW até aos 3,5m na costa Ocidental.

Amanhã, a madrugada irá começar, «de acordo com os modelos, com alguma precipitação fraca aqui no Algarve e em grande parte do Continente, com o resto do dia a poder ter alguns períodos de chuva por vezes mais forte e com trovoada (no Norte e Centro principalmente)».
Na quinta e sexta-feira, o céu estará parcialmente nublado e com possibilidade de alguma chuva fraca, no Norte e Centro, principalmente.

Comentários

pub