Câmara de Olhão dedica um dia à igualdade

Yoga do riso, testemunhos de vida e a sensibilização para questões como a violência doméstica e tráfico de seres humanos […]

Yoga do riso, testemunhos de vida e a sensibilização para questões como a violência doméstica e tráfico de seres humanos fazem parte do programa que a Câmara de Olhão montou para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, no dia 24 de Outubro, a próxima terça-feira.

A autarquia olhanense vai desenvolver diversas atividades, ao longo do dia, dirigidas a diferentes públicos.

Uma delas é a iniciativa “Alegria pela Igualdade”, dirigida a munícipes que frequentam centros comunitários do concelho. Neste âmbito, será dinamizada uma sessão de Yoga do Riso, «que propicia um ambiente de grupo onde os participantes interagem, proporcionando benefícios ao nível do bem-estar físico e emocional, e criando um ambiente descontraído e promotor da igualdade», segundo a Câmara de Olhão.

O programa também chegará à Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, que acolherá e ajudará a dinamizar a ação “Sou Livre para Escolher”, que «pretende combater os estereótipos associados às profissões».

Participarão nesta iniciativa, relatando a sua experiência de vida, uma pescadora, uma engenheira civil, uma engenheira mecânica e um educador.

Também serão disponibilizados nos locais públicos do concelho folhetos e outros materiais, com o objetivo de alertar a comunidade para as questões da violência doméstica, da violência no namoro, da violência decorrente da homofobia e do tráfico de seres humanos.

«Estas atividades colocam a ênfase na sensibilização, que passa por ultrapassar estereótipos e preconceitos, para promover uma cultura que promova a igualdade», concluiu a Câmara de Olhão.

Comentários

pub