António Esteireiro e Coral Adágio inauguram Festival de Órgão do Algarve

O organista António Esteireiro e o Grupo Coral Adágio vão dar o pontapé de saída para mais um Festival de […]

O organista António Esteireiro e o Grupo Coral Adágio vão dar o pontapé de saída para mais um Festival de Órgão do Algarve, com um concerto no próximo dia 3 de Novembro, a partir das 21h30, na Igreja Matriz de Portimão.

Em conjunto, apresentarão uma obra do compositor alemão Heinrich Schütz inspirada num salmo religioso. O Coral Adágio será dirigido pelo maestro António Alves.

Natural de Lisboa, António Esteireiro realizou os seus estudos em Musicologia, Órgão e Música Sacra, em Lisboa, Regensburg, Munique e Bremen.

Além de convidado regular dos principais ciclos de concertos e festivais de órgão nacionais, coordenou também vários ciclos de concertos (Integral Messiaen, 2010, na Sé Patriarcal, e os Ciclos de Órgão da Basílica dos Mártires e do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa). Apresentou-se em concerto em vários festivais de órgão europeus, Brasil e México.

Atualmente leciona no Instituto Gregoriano e na Escola Superior de Música de Lisboa as disciplinas de Órgão e Improvisação.

Segue-se, a 4 de Novembro, na Igreja do Carmo, em Faro, novo concerto com António Esteireiro, mas a solo.

O concerto seguinte na Igreja Matriz de Portimão tem lugar a 10 de Novembro, com a organista Daniela Moreira.

Na Sé de Faro, o órgão histórico soará a 11 de Novembro, com «um concerto do conceituado maestro e músico holandês Ton Koopman, considerado por muitos o melhor organista da atualidade», segundo a Música XXI.

A Igreja Matriz de Boliqueime recebe a 17 de Novembro o primeiro dos concertos de órgão no local, com o organista Daniel Oliveira e o violinista Alexêi Tolpygo. Serão apresentadas obras predominantemente italianas e na forma de sonatas, adaptadas a este duo instrumental.

Nesse mesmo dia 17 de Novembro, mas em Tavira, a Igreja da Misericórdia acolhe o organista André Ferreira para um programa de concerto «contrastante», que versará “O sacro e o profano no barroco italiano”.

A 18 de Novembro, o festival volta à Igreja do Carmo, em Faro, mas agora no formato de música de câmara, com a apresentação de Daniel Oliveira e Alexêi Tolpygo (órgão e violino barroco).

A 24 de Novembro, é a vez do organista André Ferreira se apresentar na Igreja Matriz de Boliqueime. Num programa intitulado “O canto dos pássaros”, «muito haverá por descobrir nas obras selecionadas para o concerto», garante a organização do festival.

Nessa mesma noite, em Tavira, o órgão da Igreja de Santiago ecoará pelas mãos da organista brasileira Elisa Freixo, que apresentará obras de compositores menos conhecidos.

Todos estes espetáculos são de entrada livre.

O Festival de Órgão do Algarve 2017 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e RUA (Rádio Universitária do Algarve) FM.

Para mais informações clique aqui.

Comentários

pub