Alunos de Olhão visitaram a Polónia para conhecer ferramentas de aprendizagem inovadoras

Cinco alunos do 8º ano da Escola EB1/Jardim de Infância José Carlos da Maia, em Olhão, estiveram, de 2 a […]

Cinco alunos do 8º ano da Escola EB1/Jardim de Infância José Carlos da Maia, em Olhão, estiveram, de 2 a 6 de Outubro, em Radom, na Polónia, no âmbito do projeto Erasmus+ “Motivation by Innovation”.

Esta foi uma visita acompanhada por dois professores e que se destinou à partilha de conhecimentos e experiências sobre ferramentas inovadoras, capazes de favorecer a motivação dos alunos no processo de aprendizagem, nomeadamente aplicações web e metodologia de projeto.

Durante a semana, tanto os professores como os alunos participaram em diversos workshops sobre temáticas relacionadas com a inovação no processo de aprendizagem, tendo ainda algum tempo livre para conhecer a cidade de Radom, a capital Varsóvia e ainda a vila medieval de Kashimierz.

«O ambiente de salutar convívio entre todos os participantes, quer professores, quer alunos foi notório ao longo de toda a mobilidade», diz a organização.

«Regressados a Portugal, é tempo de partilhar as aprendizagens adquiridas através de um workshop sobre metodologia de projeto a dinamizar durante o mês de Novembro» para todos os docentes do concelho de Olhão que estejam interessados.

Além dos professores e alunos portugueses, também participaram nesta mobilidade diversos parceiros europeus da Dinamarca, Turquia, Eslováquia e Polónia, o país anfitrião.

A Escola EBI/JI José Carlos da Maia inicia quatro novos projetos “Erasmus+” no corrente ano letivo. Por exemplo, o “My Story – Our Europe” visa contribuir para o conhecimento dos patrimónios culturais português e europeu e permitir impulsionar e explorar a criatividade dos alunos através de contos e histórias.

Já o projeto “WAY – Water Around You” quer ajudar os alunos a entender a importância dos estuários, rios, e oceanos, em termos ambientais, culturais e científicos através de atividades de aprendizagem diversificadas.

Quanto ao projeto “School is Cool but IT Rules” visa contribuir para a melhoria das competências comunicativas em línguas estrangeiras e aumentar as competências na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Por fim, o projeto “Promoting healthy eating and physical activity for healthier nations; make a difference in your school” quer promover hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades desportivas na vida das crianças e adolescentes.

Ao longo de dois anos, 60 alunos daquela escola vão ter a possibilidade de participar em atividades de aprendizagem em escolas da Eslováquia, Espanha, Finlândia, Grécia, Itália, Lituânia, Polónia, República Checa e Roménia.

Comentários

pub