Algarve ganha ligação aérea direta a Itália no próximo ano

O Algarve terá, a partir do dia 6 de Junho de 2018, uma rota aérea direta, operada pela companhia Volotea, […]

O Algarve terá, a partir do dia 6 de Junho de 2018, uma rota aérea direta, operada pela companhia Volotea, que ligará Faro a Verona (Itália). Esta será a única ligação direta entre a região e aquele país, o que faz «desta uma ação estratégica». 

É que se tem assistido a uma «tendência de crescimento dos indicadores turísticos do mercado italiano na região, quer em termos de visitantes mas também ao nível do turismo residencial», explica a Associação Turismo do Algarve (ATA).

Esta nova rota terá uma frequência semanal, de Junho a Setembro, com uma capacidade de oferta de 5400 lugares.

«A Itália é um mercado que tem apresentado nos últimos anos valores de crescimento interessantes – em 2016 foram registadas perto de 108 mil dormidas de turistas italianos no Algarve -, pelo que consideramos este um mercado de aposta e de relevância estratégica para a região», explica Dora Coelho, diretora executiva da ATA, a agência responsável pela promoção turística da região junto dos mercados externos e uma das entidades que contribuiu para a realização desta operação.

A seguir aos britânicos, aos nórdicos e aos franceses, «tem vindo a registar-se recentemente um aumento significativo de turistas italianos que estão a escolher o Algarve como destino de turismo residencial, instalando-se na região para viver durante parte do ano», diz a ATA.

«A criação de uma ligação aérea direta ao Algarve terá, com certeza, uma influência no crescimento desta tendência», acredita Dora Coelho.

O mercado italiano já teve uma relevância muito significativa para este destino durante a década de 90, período durante o qual o Algarve chegou a receber cerca de 20 mil passageiros anuais oriundos de Itália. Entretanto esta operação foi interrompida, pelo que o anúncio desta nova rota representa, nas palavras de Dora Coelho, «um desafio estimulante para a região tendo em vista a reconquista deste mercado».

De acordo com a companhia Volotea, o Algarve é um destino de «grande fascínio e appeal turístico», razão pela qual se justifica este novo investimento.

 

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