A partir de hoje, volta o tempo seco e aumenta o risco de incêndio em todo o país

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, a partir de hoje, domingo, e pelo menos até dia 25 […]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, a partir de hoje, domingo, e pelo menos até dia 25 de Outubro, «um novo período de tempo seco, sem precipitação, cenário que tem uma probabilidade de ocorrência entre 80% e 100%».

O IPMA salienta que, a partir de hoje, dia 22, deverá «ocorrer uma subida gradual dos valores da temperatura do ar». Os valores da temperatura máxima deverão mesmo «estar acima dos valores médios para a segunda quinzena de Outubro na generalidade do território, com valores que, a partir de dia 24, deverão atingir no máximo 25° a 30°C».

Por outro lado, os valores da humidade relativa do ar «deverão ser inferiores a 40% no período da tarde em grande parte do território, em particular nas regiões do interior».

Ou seja, com tempo seco, temperaturas altas e baixa humidade, está mais uma vez reunido o conjunto de condições propícias para os fogos. O IPMA avisa mesmo que o risco de incêndio volta a aumentar «pelo menos até dia 25 de Outubro».

Depois, até ao fim dos mês, entre os dias 26 e 31, poderá haver alguma chuva, já que a probabilidade de ocorrência de tempo seco diminui um pouco, variando «entre 60% e 80%».

A Autoridade Nacional de Proteção Civil recorda que, em função das condições meteorológicas, é proibido realizar queimadas de fogueiras para recreio ou lazer ou para confeção de alimentos; utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados a iluminação ou a confeção de alimentos; queimar matos cortados e amontoados, bem como qualquer outro tipo de sobrantes de exploração; lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias de atravessamento ou circundantes; e ainda fumigar ou desinfestar apiários com utensílios que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Comentários

pub