Temperatura mínima pode cair para os 10ºC na Costa Vicentina no fim de semana

Descida de temperatura e intensificação do vento, com rajadas até 75 km/h no litoral oeste e até 85 km/h nas […]

Descida de temperatura e intensificação do vento, com rajadas até 75 km/h no litoral oeste e até 85 km/h nas terras altas, é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para amanhã, sábado e domingo.

Esta alteração do tempo deve-se, segundo o IPMA, «ao transporte de uma massa de ar frio, transportada na circulação de um anticiclone localizado a nordeste do arquipélago dos Açores, estendendo-se em crista em direção à Islândia».

E se, em Faro e nas restantes localidades do litoral algarvio, a descida da temperatura não será tão acentuada, com mínimas de 16ºC amanhã e de 15ºC no sábado e domingo, e máximas de 29ºC na sexta-feira, 26ºC e 27ºC no fim de semana, em Aljezur e em Monchique as temperaturas serão já de Outono.

Assim, em Monchique as mínimas andarão entre os 11 e os 12ºC, enquanto as máximas irão de 20ºC (amanhã) a 23ºC (sábado). Em Aljezur, a mínima será de 10ºC no sábado e domingo, enquanto a máxima ficará pelos 22ºC nos três dias.

O IPMA acrescenta que, «em conjunto, a variação destes dois parâmetros [temperatura e vento] origina um aumento do Índice de Desconforto Térmico, em especial durante a noite e manhã, quando ocorrem os valores de temperatura mais baixos».

No fim-de-semana, a temperatura mínima irá variar entre 10 e 14 °C nas regiões do litoral e entre 6 e 12 °C no interior. A temperatura máxima deverá oscilar entre 20 e 23 °C na região Norte, e entre os 23 e 27 °C nas regiões Centro e Sul.

A boa notícia é que o sol deverá continuar a brilhar, embora por vezes com algumas nuvens, em todo o Algarve. E as temperaturas, sobretudo as mínimas, começarão a subir de novo, a partir de terça-feira.

Comentários

pub