Reclusos de Silves ganham oficina para aprender uma profissão e melhorar zonas prisionais

Uma Oficina Laboral, onde os reclusos podem «aprender uma profissão e, simultaneamente, contribuir para a remodelação dos espaços das zonas […]

Uma Oficina Laboral, onde os reclusos podem «aprender uma profissão e, simultaneamente, contribuir para a remodelação dos espaços das zonas prisionais», vai ser construída no Estabelecimento Prisional de Silves.

A Associação de Municípios Terras do Infante e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais vão assinar um protocolo esta sexta-feira, dia 22 de Setembro, em Lagos, tendo em vista a instalação desta estrutura.

Para erguer esta oficina, a Terras do Infante vai contribuir com material de construção «com valor até 15 mil euros», segundo a Câmara de Lagos. A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais/Estabelecimento Prisional de Silves fica responsável por aplicar o apoio concedido na concretização deste projeto.

«A obra será executada pelos próprios reclusos do Estabelecimento Prisional, no âmbito de um curso de formação de pedreiros realizado com o Centro Protocolar de Justiça», segundo a autarquia lacobrigense.

A instalação desta oficina visa «melhorar as condições de funcionamento do estabelecimento prisional e promover a dignificação e humanização das condições de vida dos reclusos, proporcionando-lhes a aquisição de competências laborais e o ensino de uma profissão que lhes dê ferramentas acrescidas para superarem os desafios da reinserção social».

Para a Terras do Infante, esta obra «significa, igualmente, a melhoria de um equipamento público que serve a população deste território e a criação de uma nova resposta social».

Na cerimónia de assinatura do protocolo, agendada para hoje às 16h00, nos Paços do Concelho Século XXI, estarão representados o Conselho Diretivo da Terras do Infante, os municípios associados (Lagos, Aljezur e Vila do Bispo) e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

Já não é a primeira vez que a Associação de Municípios Terras do Infante colabora com a cadeia de Silves. O seu apoio financeiro foi fundamental para construir a nova portaria avançada e parlatório e a Sala de Formação, inauguradas em Novembro passado, como o Sul Informação então deu conta, em reportagem.

Comentários

pub