Rastreio do cancro da mama decorre em Silves até final de Outubro

Um rastreio do cancro da mama, destinado a todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas no Centro da […]

Um rastreio do cancro da mama, destinado a todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas no Centro da Saúde e residentes no concelho de Silves, decorre até Outubro. 

A iniciativa é promovida pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, em colaboração com a Associação Oncológica do Algarve, no âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve.

Então, as mulheres inscritas nos Centros de Saúde, e que tenham idades compreendidas entre aquele intervalo, vão receber uma carta do Núcleo de Rastreios Oncológicos da ARS Algarve com a marcação para realizarem, gratuitamente, uma mamografia digital na Unidade Móvel instalada junto ao Centro de Saúde de Silves, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30 horas, em dias úteis.

«O rastreio é efetuado, desde o passado mês de Julho, na nova Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama a 3D, com Tomossíntese e diagnóstico assistido por computador (CAD), única a nível nacional e europeu, tornando o Algarve a primeira região do país a realizar em toda a região o rastreio com esta tecnologia de última geração», conta a ARS.

Tal «permite aumentar significativamente a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e o número de mulheres chamadas à consulta de aferição, reduzir a dose de radiação aplicada em cada exame e reduzir os custos do programa».

Este rastreio de base populacional, iniciado em setembro de 2005, é realizado na Unidade Móvel que percorre todos os concelhos do Algarve, em parceria com a AOA (Associação Oncológica do Algarve) e com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), sendo a convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuada pelo Núcleo de Rastreios Oncológicos da ARS Algarve, encontrando-se neste momento na 6ª volta.

Em caso de dúvida (e se ainda não recebeu a carta a convidá-la para a realização do exame), basta contactar o Núcleo de Rastreio da ARS Algarve através da linha de atendimento 289 88 99 12 (dias úteis das 10h00 às 12h00).

Comentários

pub