Raio X dos Concelhos: Viver em Aljezur «é um privilégio», mas transportes públicos «são problema grave»

Marta Cabral é diretora da associação Rota Vicentina, responsável por um dos mais bem sucedidos projetos de turismo de Natureza […]


Marta Cabral é diretora da associação Rota Vicentina, responsável por um dos mais bem sucedidos projetos de turismo de Natureza do país, vive em Aljezur e «todos os dias» se apercebe do «privilégio» que é morar naquela vila. «O tempo livre é mesmo livre», mas «os transportes públicos são um problema grave». 

Na opinião de Marta Cabral, a questão não se limita a este concelho, uma vez que a oferta para os municípios vizinhos é «pouca e a que há nem sequer é bem comunicada». Por exemplo, no serviço que a EVA Transportes disponibiliza, apenas há carreiras, com saída em Aljezur, para Bensafrim, Lagos, Rogil e Odeceixe.

Partindo dos dados estatísticos fornecidos pela Pordata e resumidos na infografia que publicamos acima, o Sul Informação pediu a Marta Cabral que fizesse um retrato do concelho de Aljezur.

Os números não surpreendem a dirigente da “Rota Vicentina”, que considera que atualmente «há uma maior dinâmica empresarial» no concelho, assim como «mais famílias jovens e uma dinâmica social que passou a acontecer um pouco ao longo de todo o ano».

Para Marta Cabral, quer o turismo, quer a especulação imobiliária «devem ser muito monitorizados, para que não tenhamos em breve uma situação de exclusão para os que aqui querem viver e investir», mas «trabalhar noutras áreas igualmente importantes».

Até porque essa tal dinâmica empresarial do concelho «está a mudar rapidamente». «A comunidade estrangeira tem tido um papel importante na inovação em alguns setores. As empresas são feitas de pessoas e, quando temos uma sociedade que preza o lugar onde vive, as empresas acabam por contribuir para um caminho de desenvolvimento muito saudável», considera.

Pelo contrário, a «dinâmica associativa é muito reduzida, sobretudo se se comparar com o vizinho concelho de Odemira».

«Há alguns exemplos, como a batata doce ou a pesca, mas seria muito importante uma participação mais expressiva das pessoas nas várias associações, dotando-as também de mais dinâmica e proximidade com a população», diz Marta Cabral.

Com as bonitas praias e a tranquilidade do interior algarvio, Aljezur dá «qualidade de vida para mim e para todos», considera.

«Há muitos estilos de vida em Aljezur, mas parece-me que, genericamente, as pessoas gostam de aqui viver e muitas estão cá por opção. Para trabalhar é tranquilo, o tempo livre é mesmo livre e é muito fácil ter um dia esplêndido sem sair do quintal! Percorrendo o concelho, as possibilidades são praticamente infinitas».

Também por isso, «as perspetivas são positivas: há uma forte esperança no futuro e uma crescente sensação de orgulho por aquilo que temos».

 

NOTA: O Sul Informação está a publicar uma série de 16 artigos denominada «Raio-X dos Concelhos», dedicados a cada um dos 16 municípios algarvios.
As infografias, desenvolvidas pelo nosso jornalista multimédia Nuno Costa, usam dados estatísticos da Pordata.
As pessoas escolhidas para comentar os dados em cada um dos concelhos não estão, tanto quanto possível, ligadas a partidos políticos e residem, têm negócios, trabalham ou nasceram nos municípios em causa.

 

Leia também:
Raio-X dos Concelhos: Faro já não é cidade «moribunda» e «dá gozo» viver nela
Raio-X dos Concelhos: Portimão precisa de «diversificar oferta empresarial»
Raio-X dos Concelhos: a «palavra que melhor se cola a Silves será “potencial”. Haja quem o agarre»
Raio-X dos Concelhos: Castro Marim «infelizmente estagnou», mas Reserva Natural é motivo de esperança
Raio-X dos Concelhos: «Qualidade de vida» de Monchique não chega para fixar os jovens
Raio-X dos Concelhos: Viver em São Brás é «excelente», mas faltam emprego e atividades económicas
Raio-X dos Concelhos: Lagos tem «um problema» na fixação de jovens
Raio-X dos Concelhos: Viver em Tavira é «uma experiência interessante com altos e baixos»
Raio-X dos Concelhos: «Grave desertificação» de Alcoutim pode ser combatida com aposta no turismo
Raio X dos Concelhos: «Mentalidade um pouco provinciana» de Lagoa é entrave ao seu crescimento

Comentários

pub