PS candidata os seus atuais dez presidentes de Câmara no Algarve e dois que já o foram

O PS vai aplicar a velha máxima “em equipa vencedora não se mexe” e recandidata todos os atuais presidentes de […]

O PS vai aplicar a velha máxima “em equipa vencedora não se mexe” e recandidata todos os atuais presidentes de Câmara, nos 10 concelhos com Câmaras socialistas, no Algarve. E não serão estes os únicos candidatos socialistas que já ocuparam a cadeira do poder: António Eusébio e António Murta, antigos edis, são as apostas socialistas para tentar voltar a liderar em Faro e Vila Real de Santo António.

O PS vai apresentar candidatos a todas as Câmaras do Algarve nas Eleições Autárquicas que se disputam no próximo domingo, dia 1 de Outubro.

Mesmo com alguns problemas de percurso e de desentendimentos internos – veja-se o caso de Vila do Bispo, mas também a polémica que estalou em Olhão -, a Federação do PS manteve a confiança em todos os candidatos que derrotaram os opositores nas urnas, em 2013.

Nos locais onde são oposição, os socialistas preferiram avançar a solo e não repetir nenhum dos nomes que encabeçaram a lista à Câmara há quatro anos.

Osvaldo Gonçalves (Alcoutim), José Amarelinho (Aljezur),  Francisco Martins (Lagoa), Joaquina Matos (Lagos), Vítor Aleixo (Loulé), António Pina (Olhão), Isilda Gomes (Portimão), Vítor Guerreiro (São Brás de Alportel), Jorge Botelho (Tavira) e Adelino Soares são os socialistas que vão defender o seu atual estatuto de presidentes de Câmara nas urnas.

Nos demais concelhos, a estratégia não foi tão linear, apesar do denominador comum de renovar os candidatos. No caso de Faro, por exemplo, vai a votos pelo PS o antigo presidente da Câmara de São Brás de Alportel António Eusébio, que é igualmente o presidente da Federação do Algarve do PS e deputado à Assembleia da República.

Em Vila Real de Santo António, onde o atual presidente de Câmara Luís Gomes (PSD) já não se pode recandidatar, a aposta do PS foi para o homem que ocupou a cadeira presidencial antes dele: António Murta. Uma estratégia que remete para a aposta (de sucesso) feita em Vítor Aleixo, nas Autárquicas 2013, que permitiu aos socialistas recuperar a Câmara de Loulé após três mandatos de gestão social-democrata.

Em Castro Marim, os socialistas apostam em Célia Brito, atual vereadora e número dois da lista de 2013 (liderada então por Carlos Nóbrega), para tentar “roubar” a Câmara ao PSD.

Também em Albufeira, Monchique e Silves, há caras novas, respetivamente Ricardo Clemente, Paulo Alves e Fátima Matos, nos dois primeiros casos para tentar ganhar as edilidades aos social-democratas e, no terceiro, à CDU.

No caso de Fátima Matos, há uma curiosidade: é que ela é a mulher de um antigo presidente da Câmara de Silves, Francisco Matos, precisamente o último socialista que liderou aquela autarquia.

Nas eleições de 2013, em todo o Algarve, o PS saiu como o grande vencedor, ao aumentar o número de Câmaras sob sua liderança de oito (2009) para 10. Agora, há que esperar por domingo, para saber se há alterações (para mais ou para menos) ou se tudo fica na mesma. Até porque também está em jogo a liderança da AMAL-Comunidade Intermunicipal do Algarve, atualmente assegurada pelo socialista Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira.

 

 

Clique aqui para conhecer, no nosso mapa interativo, todos os candidatos às Eleições Autárquicas nos 16 municípios do Algarve

 

 

Comentários

pub