Portimão organiza programa a pensar na candidatura a Cidade Europeia do Desporto

Ginástica de manutenção e adaptada, ténis, futebol, ou os programas “Exercício e Saúde” e “Portimão Gym”. Estes são alguns dos […]

Ginástica de manutenção e adaptada, ténis, futebol, ou os programas “Exercício e Saúde” e “Portimão Gym”. Estes são alguns dos projetos para a época desportiva 2017/2018, que Portimão organiza a pensar num desígnio: a candidatura a Cidade Europeia do Desporto, em 2019. 

A oferta é, segundo a Câmara Municipal, «diversificada», pois também inclui modalidades de ginásio, natação, hidroginástica, hidroterapia, ballet, dança contemporânea, andebol, marcha e corrida.

É que o «município pretende promover a saúde através da prática desportiva, incentivando os cidadãos a integrar os diversos programas, destinados a grupos etários diferenciados, adquirindo desta forma estilos de vida mais saudáveis», sob o slogan “Mais Desporto para Todos”.

Desenvolvido para a população residente com mais de 45 anos, e em colaboração com algumas instituições do concelho, o projeto “Exercício e Saúde” decorre no Pavilhão Gimnodesportivo e tem início a 2 de Outubro. As inscrições para este programa, que abrange atividades de ginástica e condição física adaptada, marcha e corrida, olimpíadas seniores e outros convívios, iniciam-se a 11 de Setembro.

«Um dos aspetos positivos para os participantes deste programa é a realização da avaliação da condição física, o que permite com segurança e rigor ajustar a modalidade a praticar e a respetiva tipologia das sessões», considera a Câmara de Portimão.

Através do Gabinete de Avaliação e Prescrição de Atividade Física, a funcionar no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão em colaboração com o Centro de Saúde de Portimão, é possível efetuar o registo da evolução dos níveis de resistência cardiorrespiratória e muscular, flexibilidade, equilíbrio e composição corporal.

Quanto ao “Portimão Gym” é um programa que abrange algumas modalidades habitualmente praticadas em ginásios, com diferentes níveis e destinadas a pessoas com mais de 16 anos. Este programa tem aulas de yoga, pilates, hipopressivos, zumba, localizada e fitpower. Para crianças dos 4 aos 12 anos também há aulas de pop dance disponíveis.

Já as classes Municipais de Ballet e Dança Contemporânea têm lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, de segunda-feira a sexta-feira em diferentes horários, e estão divididas em ballet iniciação, infantil, elementar, intermédio, avançado e fitness, uma classe que não havia anteriormente, destinada a maiores de 16 anos.

No que diz respeito à dança contemporânea realiza-se às segundas-feiras, terças-feiras e quintas-feiras, e as inscrições começam a partir do dia 4 de Setembro.

E ainda há marcha e corrida, no Centro Municipal de Marcha e Corrida de Portimão, inaugurado há cinco anos, e que se encontra aberto a pessoas de todas as idades. A infraestrutura funciona às terças-feiras e quintas-feiras, das 18h00 às 19h30, devendo os interessados telefonar para o 282 470 814 ou para o email [email protected].

Este Centro integra o Programa Nacional de Marcha e Corrida, iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Federação Portuguesa de Atletismo e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, que visa a promoção da prática da marcha e corrida, com uma forte preocupação em estimular hábitos de vida saudáveis, com o adequado enquadramento técnico.

Ainda há natação, hidroginástica, hidroterapia, ginástica, manutenção, futebol e ténis. Nos Complexos Desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande são várias as modalidades disponíveis. O complexo da Mexilhoeira, localizado numa zona tranquila, «permite-lhe desfrutar de uma magnífica paisagem ao mesmo tempo que participa nas aulas de hidroterapia, natação, hidroginástica ou pilates», conta a Câmara de Portimão.

«Aqui pode respirar ar puro enquanto joga futebol e definitivamente melhorar a sua qualidade de vida», acrescenta. Para mais informações basta enviar um e-mail para [email protected], ou ligar para os números 282 960 000/927 246 321.

No complexo de Alvor encontra uma piscina coberta com seis pistas, dois campos de ténis em piso sintético e um polidesportivo. Além das aulas, poderá fazer a reserva dos campos de ténis para praticar a modalidade com os amigos ou família.

A piscina, além de permitir uma ocupação livre, permite ainda a integração em classes de aprendizagem ou desenvolvimento da natação. A hidroginástica, a hidroterapia e a classe de pais e filhos são outras das opções. Para mais informações: [email protected], 282 457 841

Em ambos os complexos desportivos poderá usufruir das seguintes reduções: pagamento anual (10% de desconto), portador de cartão jovem, passaporte sénior ou cartão municipal de pessoa com deficiência (20% de desconto), dois ou mais filhos até aos 16 anos (50% de desconto) e para titulares de rendimentos inferiores ao rendimento mensal garantido (80% desconto).

Para mais informações clique aqui. 

Comentários

pub