Polvo volta a ser “rei” durante uma semana em Quarteira

A Semana do Polvo arranca em Quarteira este sábado, dia 30 de Setembro, com a inauguração de duas exposições e […]

Crédito: Depositphotos

A Semana do Polvo arranca em Quarteira este sábado, dia 30 de Setembro, com a inauguração de duas exposições e com um almoço de abertura do certame.

Nesta iniciativa, que se prolonga até 8 de Outubro, vão participar «dezenas de restaurantes» que vão «confecionar o molusco dos oito tentáculos das mais variadas formas. Os pratos são todos diferentes e não se repetem entre os estabelecimentos aderentes», explica a Armalgarve Polvo, que organiza o evento em parceria com a Associação de Empresários de Quarteira e Vilamoura (AEQV).

Segundo a associação, «haverá desde os mais tradicionais e conhecidos, até às criações culinárias especialmente concebidas para o certame. A variedade da oferta é, portanto, vasta e promete agradar os paladares mais ousados».

A lista de estabelecimentos e respetivos pratos estão publicados na página da AEQV.

Ao longo do certame, os restaurantes vão disponibilizar um menu com sobremesa e café, por um preço recomendado de 15 euros.

Haverá ainda um concurso entre as casas que participam no certame, para apurar a melhor receita. O júri, constituído pelo empresário da restauração Alberto Beatriz Afonso, pelo chef Carlos Silva do grupo Vila Galé e pelo professor e formador André Rodrigues irá «degustar todos os pratos a  concurso e avaliar de acordo com os parâmetros estabelecidos», acrescenta a Armalgarve.

Também os clientes vão ter «voto na matéria» e cada prova dá direito a um boletim de votação. No final, o vencedor será apurado com os votos conjuntos, na razão de 70%-30%.

Apesar de a mostra gastronómica começar no sábado, dia 30, as iniciativas que visam assinalar a segunda edição do certame arrancam no dia 28, com a inauguração da exposição de esculturas de polvos, às 11h30, no passeio da Marina de Vilamoura.

Este ano, as seniores da Academia do Saber, em Quarteira, «foram convidadas a dar asas à sua criatividade e a partir dos mais diversos materiais, com primazia para o material reciclado, preparar criações originais sobre o tema “Polvo de Quarteira, o melhor polvo do mundo”», explica a Armalgarve.

No dia seguinte, a 29 de Outubro, no mesmo horário, é inauguração a exposição de trabalhos de fotografia das alunas do curso de fotografia da Escola Secundária Dra Laura Ayres. As estudantes «foram desafiadas a fotografar o molusco cefalópode, reconhecendo que é um animal de grande potencialidade e versatilidade». Os dez melhores trabalhos ficarão expostos até dia 8 de Outubro.

A Armalgarve diz que «o conceito da exposição pretende aproximar as pessoas da arte visual», sendo que as fotografias serão expostas na Rua Vasco da Gama, em Quarteira. O vencedor será contemplado com 100 euros e haverá ainda prémios para o segundo e terceiro classificados.

No dia 30, decorre o almoço de abertura da Semana do Polvo, às 12h30, na cantina da Escola Secundária Dra Laura Ayres. Neste almoço, «a população foi convidada a participar e irá cozinhar para as entidades parceiras do certame, que irão escolher a receita mais apetitosa».

Esta será também a segunda edição do Concurso de Receitas, cujo vencedor será galardoado com um prémio monetário de 150 euros.

Neste almoço será feita a apresentação integral do evento, sendo que estão confirmadas as presenças de Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, Teresa Coelho, presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Fátima Catarina, presidente do Conselho de Administração da Inframoura, Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Florbela Soares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e de João Guerreiro, da AEQV.

Durante a Semana do Polvo, haverá também dois show-cookings, com a participação de chefs da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

No dia 5 de Outubro, às 9h30, em frente ao mercado de Quarteira, será o chef José Domingos a cozinhar ao vivo, sendo que, paralelamente, vai decorrer uma campanha de sensibilização de consumo de polvo, que conta com a parceria da Docapesca.

No dia 7, sábado, quem assume o comando do show-cooking é o chef Abílio Guerreiro, mas desta vez em Vilamoura, às 10h00. A este momento associam-se os vinhos Casa Santa Vitória, do grupo Vila Galé, que também estarão em degustação.

Na vertente cultural da Semana do Polvo, há a assinalar a realização de dois espectáculos: na sexta-feira, dia 6, o Rancho Infantil-Juvenil de Loulé invade o Passeio da Marina de Vilamoura, a partir das 21h00, para uma actuação onde irão demonstrar as tradições e costumes populares através da dança e da música, pelos mais novos. Já no dia seguinte, 7 de Outubro, são os mais velhos que sobem ao palco, em Quarteira, na Rua Vasco da Gama. A Tuna Académica da Academia do Saber vai dar música à população, a partir das 21h00.

A Armalgarve explica que «a Semana do Polvo pretende promover o património gastronómico da região, contribuir para a economia local através do estímulo ao consumo e divulgar projetos que promovam o setor das pescas, das entidades organizadoras e entidades parceiras».

A edição de 2017 da Semana do Polvo tem a colaboração da Região de Turismo do Algarve, Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, IPMA, Docapesca, ESLA, Inframoura, Vilamoura World e o Jornal Barlavento.

Comentários

pub