Morreu Horácio Cavaco, antigo presidente da Região de Turismo do Algarve

Horácio Cavaco Guerreiro, antigo presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), entre 1986 e 1997, morreu esta madrugada, aos […]

Horácio Cavaco Guerreiro, antigo presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), entre 1986 e 1997, morreu esta madrugada, aos 68 anos, no Hospital de Gambelas, em Faro, vítima de doença prolongada.

Horácio Cavaco, que tinha sido diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve antes de ser eleito para a presidência da Comissão Regional de Turismo do Algarve, foi o mais duradouro responsável por este organismo, tendo permanecido no cargo, em sucessivas eleições, durante cerca de 11 anos.

O corpo vai estar em câmara ardente a partir das 17h00 deste sábado, na Igreja de S. Luís, em Faro. Amanhã, às 10h00, o corpo será levado para a igreja de S. Brás de Alportel, de onde o funeral partirá, às 15h00, para o cemitério desta vila.

Horácio Cavaco Guerreiro, nascido em Montes Novos, Salir, enquanto presidente da RTA foi, por exemplo, o responsável pelo lançamento da campanha «Algarve é Qualidade».

Durante a presidência de Horácio Cavaco Guerreiro, mais propriamente em 1988/89, «surge a ideia de sensibilizar os profissionais de turismo, responsáveis autárquicos e a população em geral para a necessidade de preservar e melhorar a qualidade da oferta turística algarvia em todas as suas vertentes», explica a RTA no seu site.

É uma campanha maciça de difusão da ideia da qualidade como único meio de sobrevivência do destino turístico Algarve. Inclui a realização de seminários e cursos de formação para os profissionais de turismo e autarcas, mailings à população residente, concurso sobre o tema do turismo destinado à população escolar do 1º ciclo do ensino básico, para além da edição de um Manual de Qualidade e dos mais diversos suportes para divulgação dos temas da campanha.

«Com a campanha “ Algarve é Qualidade”, o Turismo do Algarve procurou sensibilizar todos os atores regionais para a importância da qualidade em turismo, passando mensagens como: Qualidade no Alojamento, Qualidade na Restauração, Qualidade no Serviço, Qualidade na Animação, Qualidade no Meio Ambiente, Qualidade nas Cidades, Vilas e Aldeia, Mantenha O Algarve Limpo, Lixo só no Lixo, Praias Limpas, Praias Algarvias, O Algarve Florido é Ainda Mais Bonito, O Ruído Fere, Incomoda. O Algarve Merece Silêncio, Motas…Andar Sim Barulho Não, O Típico é Riqueza! Conserve a Riqueza Algarvia, O Típico é Realmente Algarve, A Cozinha Regional Algarvia é Muito Importante, Como Fazer Turismo no Algarve e ainda Bandeira Azul no Algarve».

Comentários

pub