Loulé: Programa de vigilância florestal jovem já teve 567 voluntários em 10 anos

O programa “Voluntariado Jovem – Vigilância Florestal” do concelho de Loulé comemora 10 anos de existência e já contou com […]

O programa “Voluntariado Jovem – Vigilância Florestal” do concelho de Loulé comemora 10 anos de existência e já contou com 576 voluntários, com idades entre os 12 e os 17 anos. 

A festa convívio de encerramento do programa realizou-se no passado sábado, 2 de Setembro.

Estes jovem, nas suas brigadas, fazem passeios pedestres pelas freguesias do interior do concelho, numa atividade que tem um caráter de prevenção e deteção de fogos florestais.

Também a sensibilização e informação às populações são importantes na iniciativa, que se realiza nos meses de Julho e Agosto.

No total, as “brigadas” de jovens já percorram 4312 quilómetros nas zonas de Alte, Ameixial, Benafim, Quarteira, Querença, Salir e Tôr.

Para celebrar os 10 da iniciativa foi editado um livro, com fotografias dos jovens de várias brigadas Na obra também é possível a reportagem do Sul Informação “Para «não passar o Verão sem faz nada, estes jovens protegem florestas dos incêndios”, que acompanhou o trabalho de uma brigada.

No evento de encerramento deste 10º aniversário, no Quartel dos Bombeiros de Loulé, foi possível visitar as instalações deste corpo de Bombeiros, o Heliporto, o Comando Distrital de Operações de Socorro e assistir a uma breve explicação sobre a função dos GIPS – Grupo de Intervenção Permanente da GNR no combate a incêndios florestais.

Os workshops terminaram com uma apresentação da Cruz Vermelha.

Durante a tarde também foram entregues os diplomas aos voluntários deste ano e às entidades envolvidas com o programa de voluntariado. Os voluntários puderam ainda assinar o Livro de Honra do Voluntariado.

Comentários

pub