Loulé lançou obras de novos edifícios para o CDOS e GNR

A primeira pedra do novo edifício para o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro foi lançada esta […]

A primeira pedra do novo edifício para o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro foi lançada esta quinta-feira, dia 14 de Setembro, em Loulé. A construção deste espaço permitirá à estrutura regional da Proteção Civil sair das velhinhas instalações situadas no coração da capital algarvia e mudar-se para junto da Base de Helicópteros em Serviço Permanente (heliporto) de Loulé e do Quartel de Bombeiros desta cidade.

Ontem, a autarquia louletana também adjudicou a construção de um novo quartel para a GNR, em Almancil, «um investimento que irá reforçar a presença desta força de segurança naquela que é uma das mais importantes freguesias do País ao nível da atividade turística».

Em ambos os casos, será a Câmara de Loulé a avançar com a verba necessária à construção, de raiz, das infraestruturas. A nova casa do CDOS Faro «terá um investimento da Câmara de Loulé de cerca de 1 milhão de euros, sendo cofinanciada pela União Europeia em 85%», segundo a autarquia. O quartel da GNR de Almancil custará 1,1 milhões de euros.

No que toca ao novo edifício do CDOS, que deverá estar pronto dentro de ano e meio, irá ser construído num local com «características ímpares na região», na visão de Vítor Vaz Pinto, comandante operacional distrital.

Entre elas, a Câmara de Loulé destaca «as boas acessibilidades, com acesso direto e a apenas 600 metros da Via do Infante, a localização privilegiada em frente à Base de Helicópteros e ao Quartel de Bombeiros de Loulé, e próximo da futura Base de Apoio Logístico em Quarteira, bem como o acesso imediato a meios aéreos».

«Dispor de instalações mais robustas e resilientes aos riscos naturais e tecnológicos, permitirá, enquanto infraestrutura nevrálgica, no que toca à Proteção Civil e Socorro, uma monitorização mais efetiva, a garantia da continuidade de comando, controlo e coordenação, na resposta atempada a situações de emergência que afetem esta Região turística de excelência, que é o nosso Algarve», acrescentou Vaz Pinto.

Já o presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo considera que o conjunto de infraestruturas que já existem no local e a que ali irá nascer tornam esta zona de Loulé «uma cidadela de segurança no Algarve».

«Estamos estrategicamente localizados no coração do Algarve, as vias de acesso são as melhores, temos o aeroporto muito perto e daqui se pode ir, com economia de tempo e de meios, para qualquer ponto do Algarve. Daí esta localização estratégica que neste aspeto da segurança tem vindo a afirmar-se como uma nova centralidade de importância nacional e que está a cumprir o seu papel na região do Algarve», afirmou.

O novo edifício nasce de um projeto mais vasto, integrado na candidatura conjunta da ANPC e dos municípios de Loulé e de Almeirim ao POSEUR, no âmbito do Fundo de Coesão da União Europeia.

A candidatura engloba ainda a BAL – Base de Apoio Logístico do Algarve, em Quarteira, «outro importante equipamento que se encontra em fase adiantada de construção, prevendo-se a sua conclusão para o mês de Março».

Também o investimento em Almancil é motivado pela vontade de aumentar a segurança no concelho. Neste caso, a beneficiária do investimento da Câmara de Loulé será a GNR, que passa a ter novas instalações no centro de Almancil, junto ao estádio.

A construção de raiz deste quartel surge no âmbito de uma cooperação estratégica entre a Câmara Municipal de Loulé e o Ministério da Administração Interna, «com o objetivo de reforçar as instalações da GNR no Concelho de Loulé».

Até ao momento, foram realizadas obras de requalificação no Posto de Loulé e inaugurado o novo Posto Territorial de Salir. Em curso, está a empreitada para a nova casa da GNR em Quarteira.

«A importância desta nova casa dos homens que cuidam da segurança dos cidadãos é uma necessidade sentida por todos, sobretudo numa freguesia com a importância nacional que Almancil tem dada a sua atividade turística de excelência e dada a importância da segurança para o turismo», considerou Vítor Aleixo, na cerimónia de celebração do contrato de execução da obra.

Comentários

pub