Loulé acolhe concerto de homenagem a Violeta Parra protagonizado pela filha e a neta

O Cine-Teatro Louletano vai receber um dos dois concertos que se realizarão em Portugal de homenagem a Violeta Parra, protagonizados […]

O Cine-Teatro Louletano vai receber um dos dois concertos que se realizarão em Portugal de homenagem a Violeta Parra, protagonizados pela filha mais velha e pela neta da cantora chilena, Isabel e Tita Parra, no dia 14 de Setembro, às 21h30.

Este espetáculo realiza-se no âmbito da tournée europeia de celebração do centenário do nascimento da cantora. Neste périplo, que, em Portugal, só passará em Lisboa, além de Loulé, Isabel e Tita Parra são acompanhadas pelos músicos chilenos Greco Acuña e Juan Antonio Sánchez.

«Neste concerto as artistas revisitam as composições mais emblemáticas de Violeta, passando por temas cuja raiz radica na música popular chilena e latino-americana. São ainda apresentadas criações originais de Isabel e de Tita. O espetáculo apresenta uma sonoridade acústica, repleta de ritmos chilenos e latino-americanos reinventados, contando com instrumentos como guitarras acústicas, cuatro venezuelano, charango, percussões e flauta transversal», segundo a Câmara de Loulé.

Segundo a autarquia, foi graças a Violeta Parra que, «nos anos 50, a música tradicional chilena viveu um período áureo de resgate e valorização: em viagem pelo país, mapeou ritmos, danças e canções, reunindo um espólio de cerca de três mil canções tradicionais».

«Depois, na década de 60, a sua defesa do património colocou-a na frente do movimento da nueva canción, que não foi mais que a música de intervenção do Chile de Salvador Allende. Violeta Parra pode ser considerada a mãe da canção comprometida com a luta dos oprimidos e explorados, tendo sido autora de páginas inapagáveis como a canção “Volver a los 17”», acrescentou a autarquia.

«Mas as suas canções não são apenas marcadas por versos demolidores contra toda a injustiça social. O lirismo dos versos de canções como “Gracias a la vida” (gravada por Elis Regina) embalou o ânimo de gerações de revolucionários latino-americanos em momentos em que a vida era questionada nos seus limites mais básicos», concluiu a autarquia.

Este espetáculo resulta de uma parceria entre Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017 e a Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano, contando com o apoio do Consejo Nacional de la Cultura y las Artes (Chile). O bilhete custa 5 euros.

Comentários

pub