Jovem acordeonista algarvio alcança pódio no concurso internacional em Itália

O jovem acordeonista João Palma, natural de Loulé, obteve o 3º lugar, no 42º Prémio Internacional de Acordeão em Castelfidardo, […]

O jovem acordeonista João Palma, natural de Loulé, obteve o 3º lugar, no 42º Prémio Internacional de Acordeão em Castelfidardo, cidade italiana onde começou a industrialização do acordeão e onde estão sediadas as principais fábricas deste instrumento.

João Palma, com 17 anos, tornou-se assim o primeiro algarvio a alcançar o pódio na categoria Júnior Varieté (até 18 anos).

Entre nove jurados, quatro atribuíram o primeiro prémio ao jovem louletano. Contudo, a média das pontuações ditou que ficasse com o 3º lugar.

João Palma estuda com o professor Nelson Conceição desde os 8 anos e, na semana anterior, tinha obtido um 5º lugar na 70ª Copa Mundial de Acordeão na mesma categoria e que se realizou em Osimo (Itália).

Entretanto, os acordeonistas algarvios estiveram também em destaque na 70ª Copa Mundial de Acordeão, principal competição internacional de acordeão, que decorreu de 5 a 10 de Setembro na cidade de Osimo em Itália.

Além do já referido 5º lugar de João Palma nesta competição, também na categoria Júnior Virtuoso o algarvio Luís Mira, aluno do professor Gonçalo Pescada, obteve um 8º lugar.

Por seu lado, na categoria Júnior Copa Mundial, Sérgio Gladkyy (também aluno de Gonçalo Pescada), classificou-se em 11º lugar, enquanto na categoria Sénior Virtuoso, Luis Gama (aluno do professor Hermenegildo Guerreiro) terminou em 9º lugar.

Em competição, estiveram cerca de duas centenas de concorrentes, em representação de 25 nacionalidades.

A Copa Mundial foi uma organização conjunta da “Confédération Internationale des Acordéonistes, Member of the International Music Council, an NGO oficial partner of UNESCO” e da Italian Accordion Culture (IAC).

A Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, associação acreditada para o efeito, comandou a representação portuguesa nesta competição, através do seu delegado e membro do painel de Jurados Internacionais, o professor Hermenegildo Guerreiro. A Mito Algarvio atribuiu ainda um apoio financeiro aos concorrentes portugueses seus associados, de forma a minimizar os custos inerentes à sua deslocação.

Assim, para estas representações, as suas primeiras participações em concursos fora de Portugal, João Palma contou com o apoio da Associação Grupo dos Amigos de Loulé, Município de Loulé, Direção Regional de Cultura do Algarve e Associação Mito Algarvio.

 

Comentários

pub