Grupo Lusíadas inaugura nova clínica em Faro, mas não quer concorrer com o SNS

É a segunda clínica “Lusíadas”, em Faro, a que se junta ainda um Hospital do grupo, mas o objetivo não […]

É a segunda clínica “Lusíadas”, em Faro, a que se junta ainda um Hospital do grupo, mas o objetivo não é «concorrer com o Serviço Nacional de Saúde» (SNS). O novo espaço abriu esta quinta-feira, 7 de Setembro, ao público, junto ao Mercado Municipal farense, para ser antes «um complemento» ao SNS.

É que a presença do grupo privado de saúde na região algarvia é, de facto, forte, uma vez que há ainda um outro Hospital Lusíadas, em Albufeira.

Em declarações ao Sul Informação, Pedro Mateus, administrador executivo do Grupo Lusíadas no Algarve, explicou que o principal propósito da clínica em Faro é «servir as populações com qualidade».

Aquele responsável disse também que o novo espaço, que representa um investimento de 1,5 milhões de euros, nasce da «necessidade de requalificação do Hospital Lusíadas» (antiga Clínica de Santa Maria), em Faro.

Até porque o Algarve é «um mercado estratégico». «Somos o único grupo com cobertura nacional e entendemos que esta cobertura leva a que os nossos clientes de outras áreas geográficas, no seu período de férias, não deixem de ter os nossos cuidados de saúde», explicou Pedro Mateus.

Esta nova clínica está localizada mesmo ao lado do Mercado Municipal farense, no edifício que antes albergou um conhecido concessionário automóvel. No total, o espaço, dividido em dois pisos, tem 19 gabinetes de consulta, duas salas de tratamento e seis salas de exames de apoio às mais de 20 especialidades médicas e cirúrgicas, como ecografia, mamografia ou exames de cardiologia.

A sua abertura traz mudanças para o Hospital Lusíadas de Faro. É que aquele local passará a concentrar a sua atividade no atendimento urgente 24 horas, bloco operatório e internamento, assim como nas consultas e procedimentos de ortopedia e de acidentes de trabalho.

Todas as outras consultas em regime de ambulatório passam a ser realizadas na nova clínica. Quanto à urgência de pediatria, funcionará na clínica do Fórum Algarve. Com tudo isto, o grupo dará uma «cobertura integral sobre todos os serviços, nas diferentes áreas, a toda a população de Faro e concelhos próximos», considerou Pedro Mateus.

Em dia de feriado municipal, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, não faltou à inauguração da clínica. O espaço está num «excelente local», considerou o edil. Até porque um dos objetivos também é «potenciar a envolvente do Mercado».

Nuno Lourenço é o diretor-geral das quatro unidades Lusíadas no Algarve e partilha desta opinião. A clínica «tem a particularidade de estar mais acessível à população, devido à sua localização estratégica no centro de Faro e oferece facilidade de estacionamento. As pessoas são a nossa prioridade e, por isso, a Clínica Lusíadas vai permitir a realização de exames e tratamentos com recurso à tecnologia mais atual», explicou ainda.

Quanto a postos de trabalho, por agora haverá «transferência» de pessoas do «hospital para a clínica». Ainda assim, «à medida que a procura for crescendo», mais postos de trabalho nascerão.

O turismo de saúde não é, para já, uma área em que o grupo queira apostar, mas quanto a futuros investimentos… «serão avaliados caso a caso e em função da oportunidade», concluiu Pedro Mateus.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

Comentários

pub