Grupo Folclórico de Faro representa Portugal em festival na Catalunha

O Grupo Folclórico de Faro vai ser o representante de Portugal na 45ª edição do JIF-Catalunha, um dos mais antigos […]

O Grupo Folclórico de Faro vai ser o representante de Portugal na 45ª edição do JIF-Catalunha, um dos mais antigos e prestigiados festivais internacionais de folclore da Península Ibérica, que decorre entre 22 e 26 de Setembro.

«Este festival de folclore internacional nasceu em 1972, sob o lema “As danças dos Povos para o nosso Povo”. Inicialmente limitado à cidade de Barcelona, estendeu o seu campo de ação, a partir de 1979, a todo o território catalão», explica o Grupo Folclórico de Faro.

O grupo algarvio irá desfilar e atuar nas cidades de Barcelona e Calella.

O JIF Catalunha é organizado pela associação ADIFOLK e certificado pelo CIOFF® (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais) – organização com relações consultivas formais com a UNESCO, acreditada em 2012 como Consultora para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. O CIOFF® está hoje representado em 101 países dos 5 continentes, que promovem mais de 300 festivais por ano.

Ao longo das 44 edições já realizadas, participaram no JIF Catalunha mais de 250 grupos de um total de 76 países e sete comunidades autónomas. O JIF-Catalunha visa, assim, representar a fusão de culturas e a aproximação dos povos.

Em 2017, o Festival conta com a participação de grupos da Buriácia (Federação russa), Indonésia, Costa Rica, Turquia, República Checa, França, Catalunha e Portugal.

O Grupo Folclórico de Faro é também ele organizador do maior festival internacional de folclore do sul de Portugal – o FolkFaro – cuja 15ª edição decorreu no passado mês de Agosto.

Comentários

pub