Festival do Berbigão de Portimão celebra 15 anos com mil e uma iguarias

O Festival do Berbigão, que decorre nos dias 9 e 10 de Setembro, a partir das 19h00, no Polidesportivo da […]

O Festival do Berbigão, que decorre nos dias 9 e 10 de Setembro, a partir das 19h00, no Polidesportivo da Figueira, na Mexilhoeira Grande (Portimão), celebra este ano 15 anos com mil e uma iguarias.

Este certame volta «a fazer as delícias de residentes e turistas como um evento gastronómico, por excelência, onde o berbigão é confecionado das mais diversas formas: massa de berbigão, arroz de berbigão, papas de berbigão, rissóis de berbigão e, claro, berbigão ao natural são algumas das propostas», diz a Câmara de Portimão.

 

«O recinto do festival tem capacidade para cerca de 400 lugares sentados e irão ser preparadas cerca uma tonelada e meia de berbigão para fazer os deleites de mais de quatro mil pessoas que procuram um dos pratos mais genuínos e saborosos da gastronomia regional», acrescenta.

Este bivalve é «tradicionalmente confecionado de uma forma simples surge neste certame, sob as mais diversas formas, sempre tendo como base um pouco de azeite, um ramo de salsa ou coentros e um dente de alho», explica.

A música local e nacional garantirão o entretenimento para que todos possam dançar, e no primeiro dia inclui as atuações do duo musical “Nelson e João” e os espetáculos com “Generation XXI” e “Amigos da Figueira”.

Já no dia seguinte, após a atuação da acordeonista “Vera Lúcia”, «a música tradicional ficará a cargo da afamada artista Mónica Sintra que promete encantar o público com os seus êxitos», diz a autarquia.

Este festival de dois dias oferece a oportunidade de viver «uma verdadeira festa típica, enriquecida pela comunidade e visitantes e pela gastronomia tradicional algarvia».

Este Festival do Berbigão tem uma forte componente voluntária, dado que, cerca de 100 pessoas, «estão, durante dois dias, a trabalhar para que cada edição seja inesquecível e deliciosa».

Cada ano que passa, este Festival bate o recorde «de entradas, comprovando o interesse por parte daqueles que o visitam em degustar este bivalve nas mais diversas formas». O número de visitantes no ano de 2016 foi de 5 mil, no ano de 2015 de 4 mil e no ano 2014 foi de 3 mil».

A Figueira organiza, há 15 anos consecutivos, o Festival do Berbigão, «em honra ao lugar especial que este molusco tem no seu coração», pois a apanha do bivalve na Ria de Alvor sustentou «muitas famílias locais em tempos idos», conclui a Câmara.

O certame vai decorrer entre as 19h00 e a 01h00 e a entrada custa 3 euros, numa organização da Sociedade Recreativa Figueirense, com os apoios da Câmara Municipal de Portimão e da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

Comentários

pub