Festas de Nossa Senhora da Luz voltaram a unir os lagoenses

A procissão solene pelas ruas da cidade foi ontem, 8 de Setembro, ao fim da tarde, o ponto alto das […]

A procissão solene pelas ruas da cidade foi ontem, 8 de Setembro, ao fim da tarde, o ponto alto das festas de Nossa Senhora da Luz, padroeira de Lagoa. E desta vez, até por se tratar de ano de eleições autárquicas, a procissão teve o condão de reunir gente de todas as cores partidárias.

Depois da missa presidida pelo Bispo do Algarve, a procissão saiu à rua, acompanhada por duas bandas, a da Sociedade Filarmónica Portimonense e a da Sociedade Filarmónica Silvense, e por largas centenas de pessoas de todas as idades e até de várias nacionalidades. Na procissão, participou ainda D. Jean-Claude Hollerich, arcebispo do Luxemburgo.

Em algumas casas ao longo das ruas, a tradição de colocar colchas à janela para saudar Nossa Senhora da Luz ainda prevaleceu.

O esforço dos homens do andor, que carregaram a imagem da santa ao longo de mais de hora e meia de procissão pelas principais ruas do centro antigo de Lagoa, foi devidamente apreciado.

Entretanto, na zona junto à igreja e ao jardim, as barraquinhas de farturas e de venda de quinquilharias e sapatos faziam o seu negócio. À noite, os festejos terminaram com um concerto de Marco Paulo.

Mas o dia, que é também o feriado municipal de Lagoa, foi ocupado com outras atividades, nomeadamente inaugurações, como é da praxe nestes dias festivos.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

Comentários

pub