É no Algarve e no Alentejo que há menos crianças com excesso de peso

As crianças entre os 2 e os 10 anos das regiões do Alentejo e do Algarve são as que, em […]

As crianças entre os 2 e os 10 anos das regiões do Alentejo e do Algarve são as que, em todo o país, apresentam a mais baixa percentagem de excesso de peso, ambas com uma prevalência de 23,4%.

Os dados resultam do mais recente estudo divulgado esta manhã pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

A APCOI analisou uma amostra de 17.698 crianças, em idade escolar, no ano letivo 2016-2017, oriundas das sete unidades territoriais portuguesas (NUTS II).

A nível nacional, 28,5% das crianças em Portugal entre os 2 e os 10 anos têm excesso de peso, entre as quais 12,7% são obesas, de acordo com os resultados do mais recente estudo divulgado esta manhã pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

Os resultados regionais do novo estudo da APCOI são ainda mais alarmantes: as crianças dos Açores foram as que apresentaram a maior percentagem de excesso de peso, com 36,6%, comparativamente às restantes regiões portuguesas, sendo desde logo seguida pela Região da Madeira com 36,4%.

No ranking regional dos alunos com excesso de peso, segue-se a Região Norte com 31,4%, a Região Centro com 28,8%, a Região de Lisboa e Vale do Tejo com 25,8% e finalmente a Região do Alentejo e do Algarve, ambas com 23,4%.

A região da Madeira registou a maior prevalência de crianças obesas com 18,4% e foi a única região a registar maior percentagem de alunos com obesidade comparativamente aos alunos com pré-obesidade.

 

Impacto do projeto «Heróis da Fruta» no Estado Nutricional dos alunos

A equipa de investigadores da APCOI, analisou os efeitos da implementação da 6ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» nas alterações de hábitos alimentares e no estado nutricional dos alunos participantes e as conclusões são animadoras: «comparando os dados iniciais, com os recolhidos após as 12 semanas de participação no projeto, observou-se que a percentagem de crianças com obesidade reduziu de 12,7% para 11,3%, correspondendo a uma descida média de 1,4%».

Todas as regiões verificaram uma redução da prevalência de obesidade com a participação no projeto «Heróis da Fruta», tendo a Região da Madeira registado a maior descida com uma percentagem de 2,9%.

Foi também a Região da Madeira que registou as maiores e mais positivas diferenças no momento pós intervenção do projeto «Heróis da Fruta», em todas as categoriais do Estado Nutricional, nomeadamente: redução de Pré-Obesidade (1,5%), redução de Baixo Peso (1,9%) e aumento de Peso Normal (6,2%).

Destaca-se ainda a Região do Algarve, que conseguiu alcançar a maior redução do baixo peso com uma percentagem de 2,8%.

 

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do projeto «Heróis da Fruta»

Depois do sucesso obtido no último ano letivo, arrancam esta semana as inscrições para a 7ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» que pretende continuar a prevenir a obesidade infantil nas escolas.

Segundo Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, “o projeto «Heróis da Fruta» é atualmente a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde em Portugal com as maiores taxas de sucesso comprovado junto das crianças que nele participam”.

“No último ano letivo, o projeto contou com a participação de 10% do universo total de estabelecimentos de ensino públicos e privados que existem em todos os distritos e regiões autónomas, mas a nossa meta é chegar a 100% das escolas do país”, acrescentou.

A adesão à 7ª edição do projeto «Heróis da Fruta» é gratuita e está disponível para jardins de infância, escolas de 1º ciclo do ensino básico, bibliotecas escolares e ATL, públicos ou privados, sendo apenas necessária uma inscrição através do endereço www.heroisdafruta.com ou do telefone 210 961 868 até ao dia 13 de Outubro.

 

Metodologia do Estudo

Esta investigação da APCOI foi realizada junto dos alunos participantes na 6ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» no ano letivo 2016-2017.

A recolha de dados, através da aplicação de um questionário antes e depois das 12 semanas de intervenção do projeto, foi reportada à APCOI pelos professores e decorreu entre os dias 16 de Outubro de 2016 e 20 de Janeiro de 2017.

A amostra global deste estudo é composta por 17.698 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos de 388 estabelecimentos de ensino pertencentes a 139 concelhos dos 18 distritos continentais e das duas regiões autónomas: Açores e Madeira.

O relatório final deste estudo apresentará mais resultados sobre hábitos alimentares e estilos de vida das crianças portuguesas que serão divulgados publicamente pela APCOI nas próximas semanas.

Comentários

pub