Concurso “Da aquicultura para o meu prato” tem candidaturas abertas

O concurso de vídeo “Da aquicultura para o meu prato”, destinado aos alunos do ensino secundário de escolas do Algarve, […]

O concurso de vídeo “Da aquicultura para o meu prato”, destinado aos alunos do ensino secundário de escolas do Algarve, tem candidaturas abertas até 29 de Outubro. 

Este concurso tem como objetivos «dar a conhecer e melhorar a perceção que os jovens têm sobre a indústria da aquicultura, despertar a curiosidade e o interesse sobre a origem dos produtos e os métodos de produção, fomentando a aprendizagem sobre este setor económico», explica a Universidade do Algarve (UAlg).

«A aquicultura tem sido identificada como um setor prioritário a ser desenvolvido em Portugal e, embora tenha sido alvo de significativos investimentos, a produção não tem crescido como seria expectável», acrescenta.

O projeto “Aquaspace”, no qual se insere este concurso, «pretende identificar constrangimentos no desenvolvimento da aquicultura e identificar novas áreas adequadas para desenvolvimento da atividade, através do uso de ferramentas desenvolvidas para o efeito, tendo em conta os três pilares da abordagem ecossistémica para a aquicultura: sustentabilidade ecológica, a equidade social e harmonização dos usos múltiplos».

Em Portugal, o concurso é promovido pela empresa Sagremarisco Lda. entidade parceira do projeto, em colaboração com o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da UAlg, e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, através da Direção de Serviços da Região Algarve.

Além de Portugal, o “Aquaspace” promove este concurso em diversos países europeus, tais como França, Grécia, Hungria, Itália, Irlanda, Noruega e Reino Unido.

O 1º prémio são 300 euros para estudantes, 150 para a escola, ao passo que o 2º prémio ganha 150 euros e 100 euros para a escola. Por fim, o 3º prémio é de 90 euros para estudantes e 50 euros para a escola.

Quanto aos vídeos não podem exceder os três minutos, em formato MPEG4, MOV e AVI, com um máximo de 50 megabytes. 

Os vencedores vão ser conhecidos a 15 de Novembro. Para mais informações basta clicar aqui. 

 

 

Comentários

pub