CDU aposta em Rosa Palma e mais 15 no “ataque” a todas as Câmaras do Algarve

A CDU vai a todas e volta a apostar em Rosa Palma para manter a única Câmara que detém no […]

A CDU vai a todas e volta a apostar em Rosa Palma para manter a única Câmara que detém no Algarve, a de Silves. A coligação que junta o PCP e “Os Verdes”, que, em 2013, conseguiu eleger vereadores em cinco Câmaras algarvias, além dos três em Silves, só repete o cabeça-de-lista em dois destes concelhos, preterindo os vereadores que elegeu em Lagos, Portimão e Vila Real de Santo António, embora, neste último caso, pelo homem que substituiu José Cruz no executivo camarário.

A principal aposta da CDU é não deixar fugir a única Câmara Municipal que tem no Algarve. Rosa Palma foi a candidata que conseguiu convencer os silvenses a colocar a coligação no poder, destronando o PSD, e volta a ser a aposta dos comunistas e do PEV nas eleições de domingo, dia 1 de Outubro.

Também em Faro e Olhão se manteve a aposta nos cabeças-de-lista de 2013, então eleitos. Na capital algarvia, António Mendonça volta a ser o candidato da coligação à Câmara, enquanto no concelho vizinho será Sebastião Coelho a encabeçar a lista à edilidade.

Nos locais onde muda, há que distinguir os dois concelhos do Barlavento Algarvio do município do Sotavento. Em Lagos e Portimão, a CDU optou por mudar os cabeças-de-lista. Em Lagos, o atual vereador Luís Reis foi substituído no topo da lista pela independente Ana Paula Viana, técnica superior do Centro de Emprego do IEFP lacobrigense, de 52 anos. Em Portimão, o candidato será Isidro Vieira, de 43 anos, enfermeiro da unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve, em detrimento do atual vereador Nelson de Freitas.

Em Vila Real de Santo António, a situação é semelhante, mas não igual. Isto porque, apesar de o cabeça de lista em 2013 ter sido José Cruz, antes do final do mandato cedeu o seu lugar de vereador a Álvaro Leal, o candidato da CDU a VRSA, nas Autárquicas 2017.

Nos demais concelhos, a CDU não quis, igualmente, ficar de fora, e terá candidatos à Câmara em todos eles. Em Albufeira, a escolha recaiu em Manuela Jorge, professora e delegada sindical do Sindicato dos Professores da Zona Sul, de 55 anos. Em Alcoutim, o candidato é Mário Nunes (independente), de 64 anos, atualmente reformado, mas que fez carreira na área da hotelaria e turismo, tendo-se dedicado, igualmente, à atividade empresarial. Em Aljezur, o cabeça-de-lista também é um independente, neste caso Rogério Furtado, professor, de 59 anos.

Marco Rosa, de 43 anos, outro professor,  é o escolhido para encabeçar a candidatura da CDU em Castro Marim. Em Lagoa, será António Flamino, empresário e técnico de Construção e Reabilitação de Edifícios, de 59 anos, a tentar a eleição para a Câmara.

Em Loulé, avança como candidato à Câmara o independente António Vairinhos Martins, assistente de Portos e Aeroportos no Aeroporto de Faro, de 42 anos. Aos eleitores de Monchique, será proposta a independente Ana Veiga, professora a título particular, de 32 anos. Em São Brás de Alportel, a CDU também aposta num candidato independente, Francisco Keil do Amaral, técnico superior no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), de 53 anos.

Em Tavira, a coligação volta a apostar em Miguel Cunha, professor de 50 anos e delegado sindical pelo Sindicato dos Professores da Zona Sul. Em Vila do Bispo, a escolhida é a médica Paula Vilallonga, de 61 anos, candidata proposta pelo Partido Ecologista “Os Verdes”.

A CDU parte para as Eleições Autárquicas de domingo com o objetivo assumido de manter a Câmara de Silves e aumentar o número de vereadores nas 16 Câmaras algarvias (atualmente tem oito). De caminho, tentará roubar mais alguma Câmara a outras forças políticas.

 

Clique aqui para conhecer, no nosso mapa interativo, todos os candidatos às Eleições Autárquicas nos 16 municípios do Algarve

Comentários

pub