Caloiros da Universidade do Algarve limpam a Ria Formosa em praxe ambiental

Os caloiros dos cursos de Biologia Marinha e Biologia da Universidade do Algarve (UAlg) passaram a tarde desta terça-feira, 19 […]

Os caloiros dos cursos de Biologia Marinha e Biologia da Universidade do Algarve (UAlg) passaram a tarde desta terça-feira, 19 de Setembro, a limpar a Ria Formosa, na zona do Ludo perto da praia de Faro, numa praxe ambiental. 

A ação foi organizada pela Straw Patrol, em colaboração com os alunos de 3º ano destes cursos, responsáveis por acolher os alunos recém chegados.

Durante cerca de uma hora, aproveitando a maré baixa, os cerca de 40 alunos percorreram 350 metros, recolhendo diversos tipos de lixo. Muito do lixo recolhido estava associado à atividade piscatória, sendo que foram recolhidas «várias cordas e várias embalagens de sal (usadas para apanhar lingueirão)», explica a organização.

Também foram recolhidas «diversas garrafas de água e tampas», assim como «palhinhas, ténis de corrida, muitas beatas de cigarro e madeiras».

No total, os alunos «conseguiram evitar que 114 quilos de lixo entrassem nos oceanos e colocassem em risco a vida de organismos marinhos e a saúde e segurança humanas».

De acordo com a organização, «numa altura em que a praxe académica é amplamente discutida, estes alunos mostraram que é possível aliar a atividade de praxe à protecção dos ecossistemas marinhos».

 

Comentários

pub