Caixa Geral de Depósitos vem ao Teatro das Figuras debater a economia do Algarve

Emprego, turismo, saúde e segurança. Estes são os eixos «com maior impacto na vida da economia algarvia» e os temas […]

Emprego, turismo, saúde e segurança. Estes são os eixos «com maior impacto na vida da economia algarvia» e os temas que estarão em foco no “Encontro Fora da Caixa”, que vai decorrer no Teatro das Figuras, em Faro, no dia 26 de Setembro. O professor universitário Miguel Gouveia é o orador principal desta conferência, onde marcarão presença outros especialistas nacionais nas áreas a abordar.

A Caixa Geral de Depósitos apostou na capital algarvia para realizar a sétima edição deste evento itinerante, que, segundo este banco, juntará «mais de 500 convidados entre clientes e representantes da região».

Miguel Gouveia irá falar «sobre o turismo e a saúde e de como as duas realidades estão relacionadas na construção de uma zona turística de excelência». «A sua apresentação será focada no funcionamento do sistema de saúde nacional e do Algarve e nos contributos potenciais deste sistema para o turismo e para a economia algarvia», revelou a CGD.

Miguel Gouveia estudou Economia, tendo completado os seus estudos na Universidade de Rochester de Nova Iorque. É um dos maiores especialistas portugueses em Economia da Saúde. Atualmente é também Professor de Economia da Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos.

O Econtro também contará com uma intervenção de José Félix Ribeiro, licenciado em Economia pelo ISCEF e doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, que falará «sobre o impacto da globalização no Algarve, uma região que tem novos habitantes e tem de saber aproveitar e reter este novo talento, através de políticas inovadoras de criação de emprego ou de novas empresas».

Também haverá lugar a um debate sobre a “Condição de Sustentabilidade do atual boom do Turismo”, onde participarão Rui Pereira, antigo ministro da Administração Interna , o economista Cristóvão Lopes, diretor executivo do Falésia Hotel e vice-Presidente da Agência de Promoção de Albufeira e  Nuno Ramos, diretor-geral do Hospital de Loulé.

Durante o encontro será gravado o programa “Conselho de Diretores”, da Rádio Renascença, que contará com a presença dos jornalistas Graça Franco, Henrique Monteiro e Pedro Santos Guerreiro. Este programa é moderado pelo jornalista José Pedro Frazão.

No final, Paulo Moita de Macedo, presidente da Comissão Executiva da CGD, «fará uma análise sobre as potencialidades económicas do Algarve no contexto atual».

«Este encontro visa discutir os eixos fundamentais de uma região turística de excelência que tem de apresentar serviços de qualidade durante todo o ano. Serve também para que os membros da Comissão Executiva da Caixa visitem as agências da região, conhecendo melhor as realidades dos seus clientes e colaboradores», concluiu a CGD.

Comentários

pub