Beta Talk de Portimão fala de barcos solares e inovação no turismo numa sessão junto ao (e no) Arade

A Beta Talk Portimão vai regressar no sábado, dia 16 de Setembro, às 16h00, e aproveitar o facto de ainda […]

A Beta Talk Portimão vai regressar no sábado, dia 16 de Setembro, às 16h00, e aproveitar o facto de ainda ser Verão para promover uma conversa à beira-rio com os empreendedores Ricardo Sobral e Manuel Brito. O restaurante A Faina, do Museu de Portimão, foi o local escolhido para dar a conhecer os projetos Ricky Travel e Sun Concept e levar a assistência a «navegar por caminhos empreendedores no turismo».

Isso conseguir-se-á de duas formas. Desde logo, através da conversa com Ricardo Sobral, fundador da Ricky Travel, e Manuel Brito, sócio-fundador e principal investir da Sun Concept, «dois empreendedores para quem a inovação, as novas tecnologias e a sustentabilidade são as principais bússolas para alcançar o sucesso em novos negócios na área do turismo», segundo a Câmara de Portimão, organizador a nível local do evento.

Por outro, haverá a possibilidade real de navegar, já que todos os que se inscreverem na Beta Talk deste mês terão a oportunidade de passear, ao final da tarde, num barco solar.

Antes de se fazerem ao rio, os participantes poderão conhecer as experiências profissionais de dois empresários algarvios, um portimonese e outro olhanense.

Em 2011, Ricardo Sobral, natural de Portimão, criou a Ricky Travel, uma agência de viagens com um conceito inovador «em que o cliente tinha a oportunidade de propor um preço que quisesse gastar nas suas férias e os hotéis interessados respondiam em tempo real».

«Este modelo não viria a corresponder às expetativas e após constantes testes e reformulações a Rickytravel é hoje uma B2C de referência nacional que irá atingir este ano a marca dos 10 milhões de euros de faturação», segundo a Câmara de Portimão.

Manuel Brito, natural de Olhão, fez carreira na área financeira, como auditor, consultor financeiro e fiscal (atualmente é membro do Conselho Fiscal da CGD), mas decidiu voltar à sua terra Natal para investir em diferentes negócios, entre os quais a Sun Concept.

Esta empresa produz barcos 100% eletro-solares, tecnologia que tem ganho adeptos a nível nacional e internacional e que já valeu à Sun Concept a presença na final do concurso internacional de start-ups Chivas The Venture.

A participação na Beta Talk de Portimão é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória. Os interessados deverão inscrever-se online.

O wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

A Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.

Também a Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, a rádio universitária RUA FM, a APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, o GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing, a Inesting e página Algarve Emprego (divulgação) apoiam o evento.

A edição de Setembro conta ainda com o especial apoio da Algarve Sun Boat, que proporcionará o passeio ao final da tarde no Rio Arade, do Clube Naval de Portimão e do restaurante Faina.

 

Sobre os convidados:

Ricardo Sobral é natural de Portimão, viveu desde sempre na Figueira, com a qual tem uma enorme ligação. Licenciado em Turismo, ramo de marketing pela Universidade do Algarve, fez uma pós-graduação em direção hoteleira, tendo iniciado funções profissionais como estagiário de direção no Pestana Dom João II.

Em 2005, é convidado para diretor geral do Hotel Santa Catarina na Praia da Rocha, tendo sido responsável pelo seu lançamento no mercado e por toda a sua gestão que, graças à equipa com que teve o prazer de trabalhar, rapidamente alcançou resultados bastante positivos. O aumento da importância do mercado online para o turismo no Algarve e o esforço acrescido que teve que colocar na comercialização desta unidade de alojamento sem piscina, junto dos operadores tradicionais, levaram-no a dar uma especial atenção ao mercado online e a procurar especializar-se ao máximo nesta área comercial.

Surge assim a ideia de criar uma agência de viagens online e em 2011, nasce a “Rickytravel” com um conceito inovador em que o cliente tinha a oportunidade de propor um preço que quisesse gastar nas suas férias e os hotéis interessados respondiam em tempo real. Este modelo não viria a corresponder às expetativas e após constantes testes e reformulações a Rickytravel é hoje uma B2C de referência nacional que irá atingir este ano a marca dos 10 milhões de euros de faturação.

 

Manuel Brito é natural de Olhão e foi em Lisboa que se licenciou em Gestão de Empresas e tem vindo a fazer carreira nas áreas financeiras, como auditor, consultor financeiro e fiscal, atualmente membro do Conselho Fiscal da CGD mas sem nunca deixar de ter o Algarve no seu horizonte profissional e pessoal.

Para além de ter um escritório em Faro, enquanto sócio-fundador da DFK& associados, é também na região que decide intervir e dar vida a projetos de teor socio-ambiental e cultural, como interesses emergentes e complementares à sua carreira, nomeadamente através da criação de uma editora de cariz regional- “Sul, Sol e Sal”, com o objetivo de valorizar a cultura do sul da Europa em especial do Algarve.

Em maio de 2015, numa conversa de bar que se transformou numa conversa de barcos, na companhia de um biólogo e de um construtor naval, surge a ideia de pôr na água barcos movidos a energia solar e desenvolver a empresa “ Sun Concept” que tem no seu ADN inovação tecnológica, design industrial e sustentabilidade. Pioneira em Portugal em embarcações eletro-solares e uma das primeiras, a nível mundial, quer navegar bem longe, para além da costa portuguesa, contando desde já o reconhecimento de clientes e parceiros bem como o primeiro lugar na fase nacional do prémio de empreendedorismo “ Chivas the Venture” que distingue “startups” de empreendedorismo social e ambiental de todo o mundo.

Comentários

pub