BE aposta em candidaturas a 11 Câmaras algarvias, com Olhão e Portimão como bandeiras

O Bloco de Esquerda apresentou candidaturas a 11 Câmaras do Algarve. Depois de ter eleito dois vereadores, nos nove concelhos […]

O Bloco de Esquerda apresentou candidaturas a 11 Câmaras do Algarve. Depois de ter eleito dois vereadores, nos nove concelhos da região em que concorreu em 2013, os bloquistas apostam em três novos municípios (Castro Marim, desta vez, ficou de fora) para tentar aumentar a sua influência nos executivos camarários algarvios.

Em Portimão e Olhão, concelhos onde elegeu um vereador, o BE aposta novamente nos candidatos que foram a votos há quatro anos. João Vasconcelos, professor de 61 anos, que, entretanto, foi também eleito deputado à Assembleia da República, cargo que acumula com o de vereador, volta a encabeçar a lista em Portimão.

Em Olhão, a aposta recai, novamente, no independente Ivo Madeira, professor aposentado de 67 anos, que foi vereador nos últimos quatro anos.

O BE será ainda “repetente” noutros seis concelhos:  em Faro, avança Eugénia Taveira, também ela ex-docente, mas já aposentada, de 67 anos; em Lagoa, o candidato é o engenheiro de 55 anos Jorge Ramos; em Lagos, Manuela Goes, de 56 anos, também ela professora aposentada, encabeça a lista do BE; Rui Barradas, técnico de Arquitetura e Engenharia Civil (44 anos) vai a votos em Silves; em Tavira, o professor de 66 anos José Manuel do Carmo será o cabeça-de-lista; e em VRSA, foi escolhida Celeste Santos, formadora de 53 anos, como a candidata à Câmara.

Em relação às últimas Eleições Autárquicas, o Bloco de Esquerda avança em três municípios novos e não apresenta candidato em Castro Marim, como há quatro anos. Sebastião Pernes, marinheiro de 65 anos, foi o escolhido para liderar a lista do BE à Câmara de Vila do Bispo. Em Loulé, o candidato é Joaquim Sarmento Guerreiro. Em Albufeira, a cabeça de lista é Sandra Costa (independente),  professora de 40 anos;

Em Vila do Bispo, depois da divisão que afetou o PS, que governa a Câmara através do recandidato Adelino Soares, mas que viu bater com a porta um vereador (Afonso Nascimento) e o presidente da Assembleia Municipal (Nuno Amado), eleitos pelos socialistas em 2013, mas que agora se passaram de armas e bagagens para a lista encabeçada pelo PSD, o Bloco ainda corre o risco de conseguir eleger um vereador. Mas isso só se verá no domingo.

O crescimento do número de candidaturas do BE a Câmaras do Algarve acontece cerca de dois anos depois dos bloquistas terem obtido um bom resultado nas Legislativas, conseguindo captar mais 10 mil votos que em 2011, tornando-se na 3ª força mais votada na região.

 

Clique aqui para conhecer, no nosso mapa interativo, todos os candidatos às Eleições Autárquicas nos 16 municípios do Algarve

Comentários

pub