Altimetria «dá mais vida e segurança» ao Parque Ribeirinho de Faro

Com contentores marítimos, madeira recuperada e trabalho voluntário se fez a sede da Altimetria, que foi inaugurada na passada sexta-feira. […]

Com contentores marítimos, madeira recuperada e trabalho voluntário se fez a sede da Altimetria, que foi inaugurada na passada sexta-feira. O edifício, que tem ginásio, salas de aula, uma loja de bicicletas e um bar, é um sonho realizado para a associação e uma mais-valia para o Parque Ribeirinho de Faro, que ganha mais vida.

Nuno Guerreiro, presidente da Altimetria Associação Desportiva, que tem no BTT a sua principal atividade, estava visivelmente satisfeito e orgulhoso com a nova sede, que fez questão de mostrar, sala a sala, a Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro.

«Usámos a boa vontade dos sócios para a construção. Utilizámos contentores marítimos reaproveitados e os apontamentos em madeira foram feitos utilizando as madeiras de uma casa que aqui estava e que foi desmanchada», contou Nuno Guerreiro.

E o autarca ficou «agradavelmente surpreendido com o que aqui se fez».

Nuno Guerreiro e Rogério Bacalhau

Para Rogério Bacalhau, a nova sede «é muito importante para toda a atividade da Altimetria, mas há outra questão: com a Altimetria aqui, passamos a ter uma associação e pessoas, diariamente, no Parque Ribeirinho. Vai acrescentar-lhe vida e contribuir para combater insegurança que as pessoas sentem a horas menos frequentadas. Além disso, o bar aberto permite que as pessoas  venham aqui, comprem uma água e descansem. É uma mais valia para a atividade da associação e para o espaço que aqui está. Vai trazer mais gente e isso é muito positivo».

Nuno Guerreiro, em conversa com o Sul Informação, disse sentir «orgulho» do desafio lançado pelo presidente da Câmara de ajudar a fazer do Parque Ribeirinho um espaço mais seguro, até porque «queremos fazer parte dele».

«O  que edificámos, com as cores da sede, foi a pensar no  que aqui já existia. Queremos conviver com as pessoas que vêm para aqui, trazendo um espaço que dá conforto e segurança. O Parque Ribeirinho, à noite, está abandonado e é vandalizado com muita facilidade. Tudo faremos  que seja um espaço mais seguro», garantiu.

O responsável pela Altimetria explicou que o interesse pela instalação no Parque Ribeirinho surgiu porque o espaço «reunia todas as condições para ensinar os miúdos a andar de bicicleta. Além disso, as pessoas que frequentam a área são ligadas ao desporto».

Depois de conseguir luz verde administrativa, começou a construção da sede, há cerca de um ano. «Tínhamos uma condição que era não construir nada em tijolo. Teria de ser ou em madeira ou noutro material que pudesse ser removido e optámos por contentores marítimos. Ninguém fazia ideia de como seria o resultado final e conseguimos criar um espaço com oferta de ginásio, apoio escolar, balneários, loja de bicicletas e bar, quer para os sócios, quer para as pessoas que frequentam o Parque Ribeirinho», disse Nuno Guerreiro.

A nova sede custou cerca de 30 mil euros, mas «sem contar com a mão de obra, porque foi feita com “prata da casa”».

A Altimetria Associação Desportiva terminou o ano passado com «50 atletas dos 3 aos 13 anos, mas agora começaram as aulas e estamos a crescer em número de alunos».

Além disso, a Altimetria tem «300 associados, sem contar com pais de alunos, que também são sócios, e estão sempre a entrar novos», ou seja, muita gente para dar mais vida ao Parque Ribeirinho de Faro.

 

Veja as fotos da inauguração:

Comentários

pub