Alexandra Gonçalves lamenta morte do «pensador e fazedor de cultura» Joaquim Guerreiro

Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura, lamenta a morte de Joaquim Guerreiro,«um pensador e fazedor de cultura», que sempre «esteve […]

Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura, lamenta a morte de Joaquim Guerreiro,«um pensador e fazedor de cultura», que sempre «esteve associado a inúmeros projetos que integraram várias áreas artísticas». 

Numa nota enviada às redações, aquela responsável destaca o contributo de Joaquim Guerreiro, que morreu na madrugada de sábado, na «dimensão dos grandes festivais do Algarve (como o Med, a Noite Branca e o Salir do Tempo, em Loulé, ou o Alameda Beer Fest e o Festival F, em Faro)».

Alexandra Gonçalves também refere o papel que Joaquim Guerreiro teve na «valorização da arte contemporânea do Algarve, com a promoção de grandes exposições em espaços não formais, como aquelas a que assistimos no Palácio da Fonte da Pipa, nas Minas de Salgema em Loulé e, mais recente, na colaboração com a Fundação de Serralves, em Faro».

«Participou em diferentes formas na vida política local tendo ocupado lugares na Assembleia Municipal, como vereador na Câmara Municipal de Loulé. Ao nível dos equipamentos culturais deixou uma marca na renovação do Cine-Teatro Louletano, na criação do CECAL em Loulé e na gestão e programação cultural do Teatro Municipal de Faro», acrescenta.

«Joaquim Guerreiro termina o seu caminho profissional de forma prematura, aos 49 anos, como diretor delegado do Teatro Municipal de Faro. Congregador de vontades, promovia a união e construía consensos, sendo um dos promotores na origem da proposta recente de candidatura de “Faro, a Capital Europeia da Cultura”», diz Alexandra Gonçalves.

«Com uma enorme subtileza e dedicação foi promovendo a afirmação cultural do Algarve, remetendo-se muitas vezes a um papel tímido e discreto mas de grande convição na defesa da causa pública. Deixamos, desta forma, uma mensagem de grande perda e enorme gratidão ao Joaquim Guerreiro que tanto deu ao nosso Algarve cultural, apresentando os nossos sentidos pêsames aos familiares e amigos neste momento difícil», conclui.

 

Comentários

pub