Albufeira recebe Campeonato do Mundo de pesca desportiva

O 26º Campeonato do Mundo “Big Game Trolling”, de pesca desportiva, realiza-se de 16 a 23 de Setembro, em Albufeira, […]

O 26º Campeonato do Mundo “Big Game Trolling”, de pesca desportiva, realiza-se de 16 a 23 de Setembro, em Albufeira, e terá 150 atletas, de 23 equipas, em representação de 15 países. 

Algumas destas equipas são da Eslovénia, África do Sul, Itália, Angola, Portugal, Espanha, Áustria, Inglaterra, Suíça, França, Brasil, Alemanha, Croácia, França e México.

Esta é «uma das mais importantes provas da modalidade», de acordo com a Câmara de Albufeira, com a competição a incluir ainda um programa social, que dará oportunidade às delegações desportivas de conhecerem o concelho de Albufeira.

 

«É com muito gosto que acolhemos, em Albufeira, a edição deste ano do Campeonato Mundial de Big Game Trolling. Trata-se de um evento de grande dimensão internacional, que constitui mais um contributo para valorizarmos a nossa cidade enquanto polo turístico de excelência», considera Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira.

O edil elogia o dinamismo da equipa que sustenta este projeto e destaca o conjunto de mais-valias a nível de infraestruturas e das condições naturais existentes em Albufeira.

«Estamos certos de que a prova será um grande sucesso. Albufeira é uma cidade que gosta de receber e que gosta de tratar bem quem nos visita. Dou por isso, as boas-vindas a todos os participantes neste Campeonato, sejam atletas, organização ou familiares e acompanhantes», rematou o autarca.

A zona de pesca compreende a área entre Tavira e Sagres até 55 milhas náuticas da costa. Os atletas poderão capturar somente algumas espécies de peixes, como o Marlin Azul, Marlim Branco, Big Eye Tuna, Blue Fin Tuna e Dorado, que deverão ser devolvidos ao mar depois de documentado todo o processo de pesca através de filmagem.

«Albufeira dispõe de todas as condições para a organização destes eventos caracterizando-se pela riqueza da sua fauna, condições atmosféricas estáveis e um bom conjunto de embarcações dotadas de tripulações muito experientes. Além da competição propriamente dita iremos organizar um programa social destinado aos acompanhantes para que possam conhecer e desfrutar da cidade de Albufeira e da beleza do Algarve», salientou Carlos Vinagre, presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar (FPPDAM).

A Federação Internacional de Pesca Desportiva (FIPS-M) fornecerá as medalhas às três primeiras nações (cinco medalhas por nação), enquanto a organização atribuirá um troféu para cada um dos três primeiros classificados por nação, um prémio para cada um dos três melhores skippers e um prémio para o pescador que maior número de pontos tiver em peixes de bico.

Comentários

pub