Agosto no Algarve teve menos ingleses e mais portugueses e alemães…e não só

O mês de Agosto, no Algarve, teve menos ingleses e mais portugueses, alemães, polacos, franceses, suecos, belgas, dinamarqueses e italianos. […]

O mês de Agosto, no Algarve, teve menos ingleses e mais portugueses, alemães, polacos, franceses, suecos, belgas, dinamarqueses e italianos. Esta informação foi hoje revelada pela Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Assim, no mês passado, o mercado britânico registou a principal descida (-16,3%), numa «consequência direta da desvalorização da libra em 15% no último ano». Com os preços a aumentar na hotelaria algarvia no mês mais popular da época de veraneio e a libra a baixar em relação ao euro, os britânicos também cortaram um pouco as suas viagens para a região.

No entanto, segundo os dados da AHETA, «o mercado nacional registou a maior subida (+10,0%), contrariando a tendência do último ano, seguido do alemão (+4,6%)».

Registaram-se ainda subidas «nos mercados com menor expressão, designadamente Polónia, França, Suécia, Bélgica, Dinamarca, Itália e todos os outros».

Quanto à taxa de ocupação hoteleira, esteve quase no máximo: foi de 93,9%, «tendo-se situado ao nível do ano anterior».

Por zonas geográficas, as maiores subidas na ocupação média por quarto ocorreram nas zonas de Faro/Olhão (+4,1%) e Carvoeiro/Armação de Pêra (+2,3%). A maior descida foi verificou-se em Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago (‑3,1%),
enquanto Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registou uma subida de 1,7%.

O volume de vendas aumentou 3,8 por cento durante o mês.

Em termos acumulados, acrescenta a AHETA, desde o início do ano, «a taxa de ocupação quarto regista uma subida de 2,2% e o volume de negócios um crescimento acumulado de 9,1%».

Comentários

pub