A menos de um mês do espetáculo da migração das aves em Sagres já há atividades esgotadas

A pouco menos de um mês do início do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, que decorre […]

Birdwatchers, no Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres – Foto: Nuno Barros

A pouco menos de um mês do início do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, que decorre no concelho de Vila do Bispo, de 4 a 8 de Outubro, o evento conta já com várias atividades esgotadas.

Durante cinco dias, centenas de pessoas rumam a Sagres (Vila do Bispo) para participar nas mais de 200 atividades dedicadas à migração das aves e à natureza. A participação no festival é gratuita, apenas algumas atividades terão um preço especial de festival.

As atividades que envolvem observação de aves marinhas e aves noturnas são as que têm motivado mais procura, estando alguns horários já esgotados.

Algumas estreias, como observação de aves num observatório móvel e alguns mini-cursos dedicados a espécies especificas têm tido também bastante adesão.

«Mas o programa é diversificado e ainda há muitas vagas», salienta a organização. Caminhadas para apreciar os valores naturais da zona, sessões de anilhagem, passeios de barco, mini-cursos, passeios culturais fazem parte do leque de atividades que o festival tem para oferecer.

Sendo este um evento dedicado à família, existem alguns desafios que são propostos aos mais novos como “descobrir o pinhal”, “ser biólogo por um dia”, “conhecer a vida secreta das aves marinhas” ou participar na “jangada da reciclagem” em cima de uma prancha de stand up paddle! As crianças podem ainda acompanhar os pais em muitas outras atividades durante o festival destinadas a várias idades.

Com um programa tão vasto, certamente que os participantes irão gostar de alguns momentos de relaxamento; podendo aproveitar as atividades de saúde e bem-estar, como o yoga, massagens terapêuticas, entre outras, bem como os momentos de convívio, alguns dos quais ao som de música ao ar livre.

A inscrição é feita online clicando aqui. Consulte também os parceiros que oferecem descontos no alojamento, restauração, visitas a monumentos, entre outros serviços no site.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Vila do Bispo, tem como copromotores a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Almargem. Esta edição conta com o apoio do: Intermarché – Budens, do Intermarché – Sagres, a Unite Energy, o Crédito Agrícola, Salema Beach Village, Turismo de Portugal e a Região de Turismo do Algarve.

 

Porquê Outubro e Sagres?

Entre finais de Agosto e início de Novembro, centenas de aves rumam para África para “fugir” do nosso Inverno. Devido à sua localização geográfica, Sagres torna-se, por esta altura, um local privilegiado para se assistir à migração de aves.

Centenas de observadores de aves procuram a Península de Sagres durante esta altura do ano para usufruir deste espetáculo da Natureza.

Durante estes meses, os céus de Sagres têm quase todos os dias surpresas, desde espécies planadoras, passeriformes ou mesmo aves marinhas, algumas raras outras mais comuns.

Muitas das aves que chegam a Sagres são juvenis ou imaturas e estão a migrar pela primeira vez.

Conheça melhor as espécies que pode observar clicando aqui.

Comentários

pub