Zoomarine está a cuidar de uma tartaruga marinha da maior espécie do mundo

O Porto d’Abrigo do Zoomarine está, desde o dia 31 de Julho, a cuidar de uma tartaruga-de-couro, que é a […]

O Porto d’Abrigo do Zoomarine está, desde o dia 31 de Julho, a cuidar de uma tartaruga-de-couro, que é a maior espécie de tartarugas marinhas do mundo, podendo atingir os 900 quilos. 

«Este é o réptil mais rápido do planeta, podendo atingir 35 quilómetros/hora, e é a mais majestática e hidrodinâmica de todas as tartarugas. Mas a sua beleza, força e tamanho não a salvaram de um arrojamento dramático na Praia da Cordoama, em Vila do Bispo. O “Odin”, uma tartaruga-de-couro, luta agora pela sobrevivência – e a batalha não será fácil», diz o Zoomarine.

È que «este exemplar da espécie Dermochelys coriacea pesa cerca de 200 quilogramas e exibe inúmeras feridas na cabeça, nas barbatanas anteriores, na “carapaça” e nos olhos».

“Odin” vai «permanecer inúmeras semanas em reabilitação. O processo será longo, complexo e difícil – mas é a única opção para tentar salvar a vida deste magnífico quelónio», segundo o Zoomarine.

Esta tartaruga será monitorizada, medicada e alimentada, 24/24 horas, por veterinários, biólogos, enfermeiros e
técnicos de reabilitação.

«Passadas a primeiras 24 horas de angústia e ansiedade (para os humanos que o tentam salvar), e de dor e confusão (para o “Odin”), agora, no Zoomarine (a casa dos sorrisos do Algarve) uma vida marinha luta pela sobrevivência», diz o Zoomarine.

«Nenhum esforço será poupado – mas, com alguma sorte, com muito trabalho, e com o empenho das equipas de salvamento e reabilitação do Zoomarine, dentro de semanas talvez uma magnífica e enorme tartaruga-de-couro possa regressar ao Oceano Atlântico, onde estes belos, enigmáticos e extraordinários gigantes marinhos são uma inspiração e uma metáfora para os grandes desafios da vida no meio selvagem», conclui o Zoomarine.

Comentários

pub