Voluntários garantem acompanhamento personalizado aos utentes do Hospital de Portimão

Os utentes do Hospital de Portimão estão a beneficiar de acompanhamento personalizado nas suas visitas a esta unidade hospitalar, garantido […]

Os utentes do Hospital de Portimão estão a beneficiar de acompanhamento personalizado nas suas visitas a esta unidade hospitalar, garantido por voluntários do “balcão de orientação e acompanhamento”, criado há um mês.

A medida destina-se aos que necessitam de realizar exames ou consultas na Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve e já foi aproveitada por cerca de 3 mil pessoas.

Esta é uma iniciativa do Serviço Social e do Grupo de Voluntariado da Unidade de Portimão, em parceria com a Associação Elos de Esperança, cujo objetivo é, segundo o CHA, «prestar um serviço de apoio personalizado aos utentes, orientando-os e acompanhando-os até ao local onde receberão os cuidados de saúde, nomeadamente as consultas ou exames, bem como fazendo o encaminhamento dos mesmos quando têm que se deslocar entre serviços na unidade hospitalar».

«Há muito que sentíamos necessidade de proporcionar um maior acompanhamento aos nossos utentes, principalmente aqueles que se dirigem ao hospital sem qualquer apoio familiar ou institucional e com este projeto, para além de colmatarmos essa necessidade, ainda podemos contribuir para o bem-estar dos utentes e para uma maior eficiência no atendimento e consequentemente da prestação de cuidados aos mesmos», explica Ana Ventura, coordenadora do Serviço Social do Hospital de Portimão e responsável pelo projeto.

Nesta fase inicial, o serviço funciona nos dias úteis e da parte da manhã, período «em que se concentram a maior parte dos utentes na unidade hospitalar».

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