Tradição do “Banho Santo” volta à praia da Manta Rota

O famoso e tradicional “Banho Santo” volta à praia da Manta Rota já na próxima terça-feira, 29 de Agosto, às […]

O famoso e tradicional “Banho Santo” volta à praia da Manta Rota já na próxima terça-feira, 29 de Agosto, às 11h00, assinalando a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado. 

Em anos idos, este era o dia em que as gentes da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas pelos animais de carga, para tomar um banho de que se acreditava ser «santo» e capaz de curar todos os males.

No final do ritual, a celebração era rematada com um piquenique.

Para manter viva a tradição, a associação “A Manta” «e a Câmara de VRSA apostam, mais um ano, na recriação histórica do evento, atraindo centenas de curiosos até à praia da Manta Rota para ver como as coisas se passavam noutros tempos», diz a Câmara de VRSA.

As festividades, que se realizam até dia 29, integram uma série de concertos e bailes, a partir das 22h00, por onde vão passar, ao longo de uma semana, bandas e artistas como Mónica Sintra, que subirá ao palco no dia 26 de Agosto.

No dia 27 de Agosto, o cartaz integra uma corrida solidária, às 9h00, a favor da construção da Capela da Manta Rota.

A 29 de Agosto, dia de São João Baptista, as festividades começam com o Banho Santo, às 11h00, na praia da Manta Rota, onde serão revividas todas as tradições associadas. Às 18h30, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Baptista.

Mais tarde, às 22h00, tem início o baile com o “Duo Reflexo”, a que se segue um espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, no areal da praia da Manta Rota.

Todos os concertos têm lugar no largo do antigo casino e a entrada é livre.

As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação «A Manta» e têm o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades e empresas locais.

Comentários

pub