Temperaturas sobem no fim-de-semana em Portugal, mas aliviam no Algarve

O fim-de-semana será marcado por (ainda) mais calor em Portugal, principalmente no litoral Norte e Centro, anunciou o Instituto Português […]

Crédito: Depositphotos

O fim-de-semana será marcado por (ainda) mais calor em Portugal, principalmente no litoral Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O pico acontecerá no dia 20, domingo, em que as temperaturas vão «variar entre os 33 e os 40 graus na generalidade do território, excetuando a faixa costeira, onde a temperatura será genericamente inferior a 30°C».

No Algarve, as temperaturas sobem já esta sexta-feira (dia 18), mantendo-se elevadas no sábado, dia 19, com tendência a aliviar a partir da tarde – em Alcoutim, os termómetros subirão aos 39 graus, em Tavira, VRSA, Castro Marim, São Brás de Alportel e Silves andarão acima dos 35 – mas vão baixar no domingo, dia 20.

Segundo o IPMA, esta vaga de calor será causada por uma massa de ar quente e seco, transportado do interior da Península Ibérica. A partir de segunda-feira, Portugal Continental será influenciado pela entrada de ar marítimo, o que permitirá aliviar o calor no Centro e Norte do país.

«De acordo com a informação atual, o presente episódio corresponde a uma situação de tempo quente, com temperaturas máximas acima dos valores médios para a época do ano em alguns distritos, mas não significativamente acima dos referidos valores, pelo que não configura uma situação excecional», concluiu o instituto.

Comentários

pub