Setembro Cultural é em Odemira

Música, cinema, animação de rua, mas também teatro, são propostas da iniciativa “Setembro Cultural” que tem como «objetivo promover a […]

Música, cinema, animação de rua, mas também teatro, são propostas da iniciativa “Setembro Cultural” que tem como «objetivo promover a cultura» do concelho de Odemira. 

As atividades incluem o 17º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, nos dias 1, 4 e 5 de Setembro, que irá proporcionar à população de todas as idades uma programação diversificada.

O programa inicia-se no dia 1, com a inauguração da exposição, cedida pela Fundação José Saramago, do ilustrador André Letria para o livro “A maior Flor do Mundo” da autoria de José Saramago, que estará parente ao público até ao dia 14 de Setembro.

Também para o dia 1, às 14h00, está agendada a visualização do filme de animação “A Maior Flor do Mundo”, seguida de um atelier de expressão plástica.

A festa continua no dia 4, a partir das 10h30. “Vamos conhecer a Biblioteca do Gato Leitor?” é este o desafio lançado pel’ O Gato leitor, com uma sessão de leitura para crianças deita de palavras, cores, livros e objetos. “Paper Toy” é a atividade agendada para a tarde, uma oficina de ilustração e realização plástica referente ao projeto Gato Leitor.

Já no dia seguinte, a animação começa às 11h00, com o espetáculo de marionetas “Crokorócódilo”, pela Algazarra Marionetas, para crianças a partir dos 4 anos.

As comemorações continuam pela tarde fora com uma sessão de pinturas faciais, uma Roda de Contos, para miúdos e graúdos, e que conta com a participação dos contadores Joaninha Duarte e Fernando Guerreiro, da ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo.

Como em todas as festas de aniversário também se vai cantar os parabéns e apagar as velas, pelo que a Biblioteca Municipal José Saramago convida todos para se juntarem para provar uma fatia do bolo de aniversário, às 17h30, entre outras surpresas.

Ainda no âmbito da comemoração do 17º Aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, estará patente entre os dias 20 e 28 de Setembro, a exposição “Os Seniores e a Arte”, pela Universidade Sénior de Odemira, na qual serão apresentados trabalhos de pintura a óleo em tela, pintura em tecido e em porcelana, entre outras obras de arte.

A vila de Odemira vai ser palco para o 2º Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano, dinamizado pela Banda Filarmónica de Odemira, com a apresentação dos grupos de câmara e o concerto final, nos dias 1 e 2 de respetivamente.

O Largo da Rotunda do Lagar, em Odemira, acolhe até 15 de Outubro a exposição de arqueologia “Quem nos escreve desde a serra?”.

Entre os dias 7 e 9 de Setembro, presta-se homenagem à padroeira de Odemira, Nossa Senhora da Piedade, com um conjunto de atividades culturais e religiosas.

O dia 8 será de festa com a realização da VI Sessão Protocolar do Dia do Município, na qual se irão distinguir várias entidades e individualidades, seguida de um almoço aberto à população, assinalando-se nesse dia o Feriado Municipal.

O Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com a arte do Mediterrâneo e do mundo lusófono. O programa integra espetáculos musicais, teatro de rua, e exposições de pintura, nos dias 16, 17 e 30.

Já no dia 17 é a Igreja da Misericórdia, em Odemira, a ser palco da inauguração da exposição “Arte no Rio”, pela Sopa de Artistas, patente ao público entre os dias 23 e 30 de Setembro.

Também a partir do dia 17 – e até ao dia 30 – vai estar a decorrer o VI Simpósio Internacional de Escultura de Odemira, onde artistas de diversas nacionalidades vão trabalhar ao vivo junto à zona ribeirinha de Odemira.

De 22 de Setembro e até 13 de Outubro, realiza-se mais uma edição do Festival de Teatro Amador de Odemira, com várias exibições de grupos de teatro do concelho.

As Jornadas do Património, com o tema “Património e Natureza”, assinalam-se nos dias 23 e 24 de Setembro, com iniciativas no Rio Mira, entre Odemira e Vila Nova de Milfontes.

Estas iniciativas, a par dos espetáculos musicais “Às Quintas no Quintal”, nos dias 14 e 28, e “A Menina do Mar” pela Sociedade Recreativa S. Teotoniense, dia 24, bem como a exposição “Os Seniores e a Arte”, com trabalhos dos alunos da Universidade Sénior, patente na Biblioteca Municipal a partir do dia 20 de Setembro, completam o programa deste Setembro Cultural.

 

Para consultar, a programação completa clique aqui. 

Comentários

pub