Postos de Saúde de Praia algarvios realizaram 2413 atendimentos em Julho

Os 32 Postos de Saúde de Praia do Algarve realizaram 2413 atendimentos durante o mês de Julho, revelou a Administração […]

Os 32 Postos de Saúde de Praia do Algarve realizaram 2413 atendimentos durante o mês de Julho, revelou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, num balanço que fez da prestação destas unidades que dão apoio aos utilizadores das zonas balneares da região.

A maioria dos atendimentos, 1315, estiveram relacionados com tratamentos e suturas, mas também houve consultas relacionadas com picadas de peixe-aranha e insetos (378), para medição da pressão arterial (437), para administrar injeções (109) e para realizar testes de glicemia (143). Os postos mais concorridos foram os de Armação de Pera, da Ilha da Culatra e da Ilha da Armona.

Em 31 dos casos, foi necessário encaminhar os utentes para outras unidades de saúde.

No que toca ao perfil dos utentes, 66,8 % dos cidadãos atendidos nos Postos de Saúde de Praia não são residentes adminsitrana Região do Algarve (50,8 % são residentes noutras regiões do país e 16 % são estrangeiros) e os restantes 33,2 % são residentes no distrito de Faro, «percentagens que se justificam dado o elevado número de turistas, nacionais e estrangeiros, que se encontram na região algarvia nesta época do ano», segundo a ARS do Algarve.

Os Postos de Saúde de Praia funcionam diariamente das 10h00 às 19h00 e são garantidos pela Administração Regional de Saúde do Algarve em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito do Plano de Verão 2017. Estarão em funcionamento até ao dia 17 de Setembro.

Estes postos visam «assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada».

Comentários

pub