Polvo é rei de fim de semana gastronómico em Odemira

“À lagareiro”, “à bulhão pato” ou simplesmente grelhado. O fim de semana gastronómico do Polvo do Sudoeste Alentejano é já […]

“À lagareiro”, “à bulhão pato” ou simplesmente grelhado. O fim de semana gastronómico do Polvo do Sudoeste Alentejano é já este sábado e domingo, 26 e 27 de Agosto, e passa por 13 restaurantes do concelho de Odemira. 

A saber: os pratos de polvo estarão disponíveis nas ementas dos restaurantes “João da Longueira”, “Oásis”, “Fonte Férrea”, “O Escondidinho do Poço”, “O Tarro”, “Planície”, “O Bernardo”, “Nelmar”, “Sacas”,  Cervejaria O “I”, “Mar e Sol” e “Tasca do Celso”.

As localidades por onde passará a iniciativa são Longueira e Almograve, Odemira, Boavista dos Pinheiros, Zambujeira do Mar e Vila Nova de Milfontes.

O polvo poderá ser provado das mais diversas formas: em cataplana, polvo à bulhão pato, arroz de polvo, à lagareiro, salada de polvo, na frigideira com alho, frito, grelhado, salteado, de feijoada, polvo frito à Ti Carolino, de caldeirada, pataniscas de polvo, polvo panado ou ainda polvo à pescador.

A especificidade de habitat, «aliada à diversidade de alimento, dá ao polvo do Sudoeste Alentejano caraterísticas organoléticas ímpares ao nível de textura e sabor, tornando-o num dos produtos mais apreciados e procurados», diz a Câmara de Odemira.

«Com esta iniciativa, a autarquia pretende valorizar um dos melhores produtos da costa odemirense: os polvos capturados na região, de enorme qualidade e de variadíssimas utilizações gastronómicas», conclui.

Comentários

pub