Nova Unidade de Saúde Familiar de Faro já abriu e servirá mais de 10 mil utentes

A nova Unidade de Saúde Familiar Ossónoba, em Faro, já está em funcionamento desde dia 21 de Agosto e vai […]

Crédito: Depositphotos

A nova Unidade de Saúde Familiar Ossónoba, em Faro, já está em funcionamento desde dia 21 de Agosto e vai servir 10.500 utentes do concelho. Esta serviço funcionará nas instalações do Centro de Saúde de Faro e conta com uma equipa composta por seis médicos, seis enfermeiros e quatro assistentes técnicos.

Na terça-feira, dia 29 de Agosto, foi reaberta a Extensão de Saúde de Vaqueiros, encerrada há anos, na sequência de um protocolo celebrado entre a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e a Câmara de Alcoutim que visou «devolver à população desta localidade o acesso a cuidados de saúde de proximidade em instalações dotadas de melhores condições funcionais e adequadas ao atendimento», segundo a ARS.

Em Faro, a criação de uma nova USF vem reforçar os Cuidados de Saúde Primários na capital algarvia. «Com horário de funcionamento das 8h às 20h, de segunda à sexta, a USF pretende oferecer a todos os seus utentes um conjunto de atividades expressas no seu plano de ação na área da prestação de cuidados e promoção da saúde na comunidade, garantindo mais acessibilidade, maior proximidade, e maior qualidade nos cuidados de saúde no concelho de Faro e, simultaneamente, contribuir para obtenção de ganhos em saúde», enquadrou a ARS do Algarve.

A criação de unidades como a que foi inaugurada há dias em Faro pretende fazer face ao problema dos utentes sem médico de família. O modelo de funcionamento das USF assenta em profissionais de saúde de diferentes áreas que se juntam de forma voluntária para criar uma equipa, garantindo assistência a um número mais alargado de utentes e maior qualidade no atendimento.

Neste momento, e já depois da inauguração da USF Ossónoba, há 14 Unidades de Saúde Familiar no Algarve (duas no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Barlavento, oito no ACES Central e quatro no ACES Sotavento) que, no total, «abrangem mais de 145 mil utentes».

Comentários

pub