Neblinas toldaram o eclipse parcial do Sol no Algarve [fotogaleria]

Apesar das neblinas que, ao fim da tarde de ontem, cobriram muitas zonas do Algarve, o eclipse parcial do Sol […]

Apesar das neblinas que, ao fim da tarde de ontem, cobriram muitas zonas do Algarve, o eclipse parcial do Sol foi seguido e fotografado por muita gente. Mas houve quem estivesse na praia até ao anoitecer e nem se apercebesse da “dentadinha” que a Lua deu ao Sol…

Em Portugal Continental, o eclipse começou às 19h44 e já não foi possível ver o seu fim, porque se deu já depois do pôr do sol. A região do Continente onde se viu mais o fenómeno astronómico foi mesmo o Algarve, alcançando quase 22% da superfície solar oculta.

O eclipse foi total na parte central dos EUA, sendo visível como parcial na América do Norte, numa boa parte da América do Sul (por exemplo, no Norte do Brasil) e no Atlântico Norte. O fenómeno foi acompanhado em direto pelo site da NASA e por muitas televisões e jornais online dos EUA. Felizmente, nem todos os americanos fizeram como o seu presidente Donald Trump, que olhou para o eclipse sem óculos, o que lhe poderia ter causado graves lesões…

Aqui ficam algumas fotografias do eclipse parcial, tal como foram vistas por um colaborador e dois leitores do Sul Informação.

Comentários

pub